quarta-feira, 30 de abril de 2008

Política nuclear é defendida por Sarkozy


Sarkozy e sua bela primeira dama, Carla Bruni,
se encontram com presidente da Tunísia


TÚNIS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu sua política de transferência de tecnologia nuclear aos países emergentes como a Tunísia, em uma declaração durante sua visita a este país. Sarkozy pronunciou segunda-feira à noite um discurso durante o jantar de gala oferecido por seu anfitrião, Zine al-Abidine Ben Ali, no qual assinalou que a utilização para usos pacíficos da energia nuclear é um direito das nações em vias de desenvolvimento.

O líder francês também elogiou a ação do presidente tunisiano contra a propagação do extremismo religioso e para fazer frente ao terrorismo, e indicou que é necessário apoiá-la. Ao abordar o delicado assunto dos direitos humanos, expressou que viajou à Tunísia como um amigo que não tem a intenção de dar lições sobre o assunto. “Devemos levar muito em conta que se amanhã ou mais tarde um regime do tipo taleban se instalar em um país do norte da África, a Europa não poderia ser considerada segura. Por isso, peço a todos que pensem sobre isso”, disse Sarkozy.

O presidente francês elogiou o fato de seu colega tunisiano estar agindo para que o espaço das liberdades progrida em seu país.

A Liga Tunisiana de Direitos Humanos criticou Sarkozy por seus elogios a Ben Ali, e os considerou um insulto aos tunisianos, porque não correspondem à realidade.

Nenhum comentário: