quarta-feira, 16 de abril de 2008

BRASIL
Dilma terá que ir ao Senado
para se explicar


Enquanto o jogo não terminar, Dilma Rousseff continua dando as cartas



BRASÍLIA – A oposição pegou Ideli Salvatti (PT-SC) desatenta e a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, do Senado, aprovou ontem, requerimento de autoria do senador Mário Couto (PSDB-PA) convocando a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar sobre um dossiê que teria sido produzido no gabinete dela sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com Cartões Corporativos da Presidência da República. No dia 3, na mesma comissão, os oposicionistas aprovaram requerimento semelhante, aproveitando a ausência dos governistas, convocando a ministra falar sobre obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Ideli Salvatti protestou, afirmando que a Comissão de Infra-Estrutura está sendo "instrumentalizada" pelo PSDB. O primeiro requerimento aprovado (dia 3) na ausência dos governistas também era de autoria de um membro do PSDB, o senador Flexa Ribeiro, também do Pará, como Mário Couto. E outro tucano, o senador Marconi Perillo (GO), apresentou naquela ocasião um aditamento incluindo o tema do dossiê na pauta de assuntos a serem abordados por Dilma no depoimento, mas o retirou pouco depois. Dilma comunicou à comissão que comparecerá após o dia 29, para falar sobre o PAC e sobre o andamento da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte (no Pará).


O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), também protestou contra a aprovação do novo requerimento e apresentou dois outros - um deles transformando em convite a convocação de Dilma aprovada no dia 3 e o outro recorrendo ao plenário da Casa para tornar sem efeito a convocação da ministra aprovada nesta terça.


Pela gritaria da ala de governo, parece que “mãe” Dilma, não tem como explicar.

Nenhum comentário: