sexta-feira, 18 de abril de 2008

INTERNACIONAL
Cubanos poderão sair da ilha sem autorização

Raúl Castro pode anunciar em breve a esperada reforma migratória



MADRI – O governo de Raúl Castro está mudando a vida dos cubanos que breve terá luz verde para uma esperada reforma migratória que simplificará os trâmites de entrada e saída do país, permitindo que os cubanos viajem para o exterior sem necessidade de obter uma permissão específica das autoridades. A existência da chamada “tarja branca” ou permissão de saída, cuja tramitação custa cerca de 150 pesos (aproximadamente R$ 266) e pode demorar meses sem a garantia de uma resposta positiva, foi muito criticada pela população em um debate convocado por Raúl Castro no ano passado, segundo o jornal El País.

Outro requisito, a carta de convite, que era necessária ser apresentada até agora às autoridades quando se viajava, também pode desaparecer, segundo fontes próximas ao governo. A flexibilização migratória já está decidida, faltam apenas ajustar alguns detalhes para a medida entrar em vigor, informaram fontes oficiais.

O anúncio pode ser feito nos próximos dias ou semanas, e provavelmente será divulgado através da imprensa, como ocorreu na liberação da venda de telefones celulares ao cubanos. Não está claro, porém, se a permissão será anunciada como um conjunto de medidas ou se será introduzida pouco a pouco.

Entre outras mudanças, a liberação seria o fim da famosa tarja branca, com exceções para médicos, por exemplo, e universitários recém formados que não cumpriram o serviço social e que devem continuar precisando obter a autorização. Militares e membros do Ministério do Interior, com acesso à informação que de segurança do Estado, também devem seguir utilizando o ofício para sair do país. Para grande parte dos cidadãos, porém, o trâmite de permissão de saída e que gera milhões de dólares para as autoridades, está com dias contados para sua liberação.

Nenhum comentário: