segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dilma Rousseff vai ter que se reder
aos apelos de Garibaldi


Gerson Tavares




Garibaldi Filho, presidente do Senado, defendeu a ida ao Senado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar sobre o suposto dossiê dos gastos presidenciais na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Disse Garibaldi, que já está na hora de a ministra falar. A oposição tem apresentado diversos requerimentos em diferentes comissões para tentar a convocação de Dilma Rousseff no Senado, já que na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, a convocação foi rejeitada.

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, apresentou requerimento do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), para que Dilma Rousseff dê explicações sobre o caso. Na semana passada, a Comissão de Infra-Estrutura aprovou requerimento semelhante.

Realmente, não é por falta de requerimento que a “mãe” Dilma vai ficar sem falar. Todos querem ouvir, menos os aliados do governo, o que ela tem a dizer ou até mesmo o que ver com a “mutreta” do dossiê. Nunca aconteceram tantas convocações. Mas o líder do governo no Senado, Romero Jucá, já prometeu apresentar requerimento para tentar reverter essa convocação na Comissão de Infra-Estrutura para dar explicações especificamente sobre o suposto dossiê.

Garibaldi está achando que está havendo excesso de proteção da ministra. Ele disse que a ministra é a “mãe” do PAC e que está havendo um paternalismo muito grande em torno dela. Pelo visto tem gente grande que não quer que ela fale. Pelo visto tem gente com medo que ela fale algo comprometedor.

Para Garibaldi, está havendo um excesso de zelo dos líderes do governo. Ele disse que a ministra é uma pessoa que certamente merece dos líderes essa dedicação toda, mas há horas em que uma dedicação como essa não serve, termina não servindo nem à ministra, nem ao país, nem ao governo.

Enquanto isso tudo acontece, “mãe” Dilma permanece na manga do colete de Lula para 2010.

Nenhum comentário: