sexta-feira, 18 de abril de 2008

NOTÍCIAS
BRASIL
Para lembrar os 12 anos do massacre
de Carajás
Protestos em quase todo país preocupa Edson Lobão



BRASÍLIA – Uma série de protestos para lembrar os 12 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (PA), foram orquestrados pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ontem. As ações incluíram invasão de propriedades da Vale, prédios do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), agências do Banco do Brasil, uma hidrelétrica em Sergipe, além de bloqueio de rodovias e praças de pedágio.

Os integrantes do MST realizaram ações no Distrito Federal e em mais 15 Estados: Santa Catarina, São Paulo, Roraima, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ceará, Sergipe, Paraná, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. As ações fazem parte do chamado "abril vermelho".

A Vale informou que integrantes do MST invadiram a sede administrativa da mineradora, em Belém (PA) e a EFC (Estrada de Ferro dos Carajás), em Parauapebas. O MST, porém, negou a ocupação da estrada de ferro.

No Rio, ministro Edison Lobão (Minas e Energia) não descartou utilizar o Exército para prevenir um possível acirramento der ânimos nas áreas que vem sendo invadidas pelo MST. Lobão disse que o Exército encontra-se nas proximidades da hidrelétrica de Xingó (SE) e garantiu que a invasão da ferrovia de Carajás, da Vale, foi equacionada.

Nenhum comentário: