terça-feira, 15 de abril de 2008

INTERNACIONAL

Telefone celular vira febre em Cuba

Cubanos entram na fila para comprar o seu primeiro telefone celular




HAVANA – Vamos às compras. É assim que os cubanos estão reagindo e agora chegou a vez da compra do primeiro telefone celular. Centenas de cubanos faziam fila ontem para comprar uma linha de telefone celular depois de o presidente do país, Raúl Castro, ter autorizado a obtenção desse serviço pelos moradores da ilha a fim de facilitar a vida deles.
No final do mês passado o governo informou aos cubanos que eles poderiam obter esse serviço, antes reservado aos estrangeiros e a alguns funcionários públicos.
Desde que sucedeu de forma definitiva a seu irmão Fidel Castro, Raúl deu início ao discreto cancelamento de algumas das proibições presentes na vida cotidiana dos cubanos. Um dos exemplos é o telefone celular que só alguns possuem celulares atualmente, mesmo assim, comprados de estrangeiros que visitam a ilha ou que moram no país. Os moradores de Cuba, no entanto, não constavam como titulares da linha. A nova medida não somente permitirá que comprem pela primeira vez o serviço, como também facilitará a transferência de propriedade dos que tinham linhas ilegais obtidas por meio de estrangeiros. A transferência será gratuita e não alterará o número da linha, afirmou o governo.

Nenhum comentário: