NOTÍCIAS
BRASIL
Dois bilhões e novecentos milhões de reais
para anistiados
O cartunista Ziraldo é um dos beneficiados pela “Bolsa Ditadura”
BRASÍLIA - A Comissão de Anistia, vinculada ao gabinete do ministro da Justiça, concedeu R$ 2,9 bilhões em indenizações entre 2002 e dezembro de 2007. O presidente do órgão, Paulo Abrão Pires Júnior, estimou que 9.620 pessoas, tiveram reconhecido algum tipo de reparação econômica.
O valor pago contudo, está muito abaixo do prometido. Levantamento realizado pela "Folha de São Paulo" no Portal da Transparência, mantido pela Presidência da República com dados do Siafi (sistema de acompanhamento de gastos da União), apontou um desembolso real de R$ 99,3 milhões entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2008, aproximadamente 3,44% do total.
O número de pedidos deferidos na Comissão de Anistia mais do que dobrou entre os anos de 2005 e 2007. Passou de 3.184 em 2005 para 8.470 em 2007. Por trás desse aumento está a força de lobbies que envolvem metalúrgicos, funcionários dos Correios, militares e bancários de São Paulo, entre outras categorias.
A “Bolsa Ditadura” só veio a baila, porque agora, jornalistas receberam as suas “indenizações” e ficarão recebendo uma “aposentadoria” e não esconderam o fato. Aqueles, prioncipalmente petistas que já embolsaram a "indenização" e já recebem "aposentadoria", sempre procuraram omitir o fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário