sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Verdade ou mentira? Eis a questão!


Documentos dizem que não existiam

os "porões da ditadura"

Foi com base em documentos oficiais, alguns deles compilados da Comunidade Setorial de Informações do Ministério da Marinha, e que foram apresentados durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, que a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo concluiu que toda a estrutura de repressão política na ditadura militar brasileira foi planejada e obedecia a uma ordem de comando.

“Não existem porões da ditadura”, concluiu Ivan Seixas, um dos coordenadores da Comissão Estadual da Verdade. E foi além: “A cadeia de comando mostra que não existia vontade própria. Se o torturador resolvesse matar, não obedecendo à cadeia de comando, ele seria punido. Pela cadeia de comando vê-se que do ditador, que era supostamente o presidente (da República), até ao torturador, que estava lá na outra ponta, todos tinham uma sequencia de comando. Obedeciam ordens e obedeciam orientações. E quem estava embaixo prestava contas do que fez”, disse Seixas.
 
Mas será que precisa de uma “Comissão Verdade” para ver que sempre foi assim. Não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo, é sempre assim. Existe um pacto e ele tem que ser cumprido. Hoje mesmo, os escândalos que estão acontecendo, sempre as ordens vêm de cima. Está aí o “mensalão”, que claramente foi comandado de dentro do Planalto e mais claramente está que não foi da ante sala de Lula que partiu a ordem e sim da sala do presidente.


E quando acaba em morte, o comando nunca foi dado pelo “Sombra” e sim, porque quem comanda a “Sombra”. 

José Dirceu poderia muito bem explicar no caso do Celso Daniel.

Nenhum comentário: