quarta-feira, 9 de março de 2011



Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência". Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.




Tradição


E na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.


Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.



Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reoconciliassem com a Igreja na quinta-feira Santa ou a quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Hoje em dia na Igreja, na “Quarta-feira de Cinzas”, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.

Mas se hoje está tendo início a Quaresma, na realidade ainda estamos em pleno carnaval. Ainda hoje saem blocos carnavalescos em vários pontos do país. Isto para não falarmos que sexta-feira e sábado as escolas de Samba estarão desfilando nos Sambódromos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Por tanto, o Brasil continua parado e nós que vivemos de falar mal dessa “gentalha” que habita a política estamos sem assunto até a próxima segunda-feira, quando estaremos de volta com a corda toda. Mas continuamos de olho e se segura Dilma, se segurem políticos, porque aí vem a verdade, e muitas vezes, a verdade dói. E tem mais, estamos calados, mas não estamos mortos. Se preciso for, estaremos de volta antes do previsto, mas por enquanto, até segunda-feira e uma boa “Quaresma de Momo”.

Nenhum comentário: