quarta-feira, 16 de março de 2011

Governador nomeia parentes de magistrados





Jatene, governador do Pará, tem que colocar as barbas de molho



Desta vez estou divulgando um levantamento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que identificou ao menos seis parentes de desembargadores do Pará nomeados para cargos subordinados diretamente ao governador Simão Jatene (PSDB). Entre os familiares listados, há filhos e mulheres de magistrados.

Foi a suspeita de nepotismo cruzado entre o governo e o Judiciário que levou a OAB paraense a pedir ontem a investigação de juízes e o afastamento, pela Justiça Federal, de todos os funcionários comissionados, aqueles que são nomeados sem concurso, do Estado.

Um dos casos levantados, após análises no "Diário Oficial", é o de Rosa de Fátima Queiroz das Neves, mulher do desembargador Claudio Augusto Montalvão Neves. Ela foi nomeada neste ano "assessora especial 2" no governo do Estado.

Como Rosa, agora nomeada pelo governador, em 2006 foi o desembargador que nomeou a nora de Jatene para trabalhar no Tribunal de Justiça, mas Neves afirma que isso não configura nepotismo. O governo Jatene também refuta as suspeitas da OAB.

Mas a lista é grande e além de Rosa, encontramos outros nomes, como por exemplo, a nomeação pelo governo de Karla Karime Vasconcelos Guerreiro, filha do desembargador Constantino Augusto Guerreiro. O "Diário Oficial" mostra que a irmã dela, Kamille Kelly, também foi nomeada.

Eu sempre digo que político é tudo filho da mesma mãe. Só muda o nome, mas a profissão é sempre a mesma.

Nenhum comentário: