terça-feira, 15 de março de 2011

Nova regra que beneficia megaempreiteiras






Estradas em obras, sempre rende “algum” para alguém





Setores do governo federal estão trabalhando para barrar a entrada de empreiteiras de menor porte em grandes obras de transportes, sob o argumento de que elas são as principais responsáveis por projetos mal feitos, serviços e materiais deficientes, revisões de orçamento e atrasos.

Segundo apuração do jornal “A Folha”, está em formulação na Casa Civil, após negociações com o setor e já com aval da presidente Dilma Rousseff, decreto que altera regras que hoje permitem a atuação das pequenas em grandes obras. Com a nova regra, elas teriam de se reunir em consórcios para poder competir.

Segundo o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, o governo está muito exposto às pequenas empreiteiras, que oferecem preço muito baixo, mas executam um serviço de "péssima qualidade" e demorado.

O órgão exemplifica, entre outros casos, com a obra do Contorno Rodoviário de Cascavel (PR), parada há quase um ano por problemas financeiros da empreiteira responsável.

Mas será que essa não é uma prova de incompetência dos órgãos de governo? Será que também não pode ser um acerto dessas “pequenas” empreiteiras com pessoal dos órgãos do governo para desviar verba e não sobra para as obras? Aliás, isso também acontece com as “grandes” empreiteiras, só que aí, mesmo com o desvio de “grana” bem maior, ainda sobra dinheiro para tocar as obras.

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