quinta-feira, 17 de março de 2011

“Restos a pagar”





Dilma está sendo apertada pela turma que quer “grana”



Se existe um dinheiro “maldito”, ele é esse que sai dos cofres públicos para cobrir pagamentos dos “restos a pagar”. Os governos fazem despesas sem dinheiro dentro do ano e deixam tudo para o ano seguinte e quando muda o governo, como agora, a coisa fica difícil.

Por isso, líderes da base estão se rebelando contra o cancelamento de liberação de recursos incluídos em orçamentos da União dos últimos três anos por meio de emendas parlamentares, e ameaçam, com isso, o esforço fiscal da presidente Dilma Rousseff e negociam a edição de um decreto para garantir o pagamento do dinheiro aos municípios. “Primeiro o meu”, dizem eles.

A minuta do decreto, que pede que a discussão seja "reservada" e "confidencial", está pronta e em negociação com o governo. No texto, está mantida a validade do chamado "restos a pagar" relativos aos orçamentos de 2007, 2008 e 2009. O decreto propõe também mudanças na execução dos convênios e contratos com as prefeituras e o motivo principal de irritação dos aliados é a Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses.

Realmente essa turma tem uma fome de dinheiro fora do normal. Se a Dilma quer arrocho, não vai ser com os “restos a pagar” que ela vai contar. Sim, por que das duas uma: Ou paga o atrasado ou eles irão tirar o atraso do discurso contra ela.

Nenhum comentário: