sexta-feira, 18 de março de 2011

Legado de Obama

Cinelândia toma banho

Depois que o governador falou com Eduardo Paes que Obama iria à Cidade de Deus, depois que a embaixada americana falou que Obama iria fazer um pronunciamento na Cinelândia, foi um “Deus nos acuda” na prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

As ruas da Cidade de Deus ganharam uma nova camada de asfalto, os meios-fios receberam aquela mão de cal, as ruas varridas de duas em duas horas e os garis, de plantão, não param de transportar o lixo para outros lugares que não sejam ali, na passagem de Barack Obama.

Já de muito tempo o carioca vem reclamando do piso da Cinelândia, as pedrinhas portuguesas já nem sotaque têm mais, monumentos imundos fedem a xixi e coco e ninguém tomava conhecimento. Mas esta semana a prefeitura colocou a tropa em ação e as pedrinhas foram recolocadas em seus devidos lugares, monumentos foram lavados, retocados e tudo parece novo em folha naquela histórica praça. Alí o Brasil viu nascer o movimento “Diretas Já” além de tantos outros movimentos populares vitoriosos.

E ontem já ouvi alguém dizendo que estas melhoras ficarão para o povo como um “legado de Obama”, mas eu tenho que chamar a atenção para os “legados” que a população do Rio teve e irá ter daqui para a frente. Depois do “legado do PAN” em 2007 que evaporou, todos já estão na expectativa do “legado da Copa” de 2014, do “legado Olímpico” de 2016, que já estão na ponta da língua dos políticos e que como o “legado do PAN” poderá dar em nada para a população, mas agora vem o “legado do Barack Obama”.

Se todos os “legados” que estão chegando por aí, forem para a população como foi o “legado do PAN”, assim, é hora de chamar o “delegado” para dar um basta nessa “bandalheira” armada pelos políticos.

Chega de enganação.

Um comentário:

Anônimo disse...

E eu que pensei que negão era só o Pelé. Agora vejo que tem um aí que mesmo não sendo rei de coisa nenhuma está tirando onda. Ruas fechadas, céu sem trânsito, até a população está sem seu direito de circular.

Não tem jeito. Se derem asas à cobra, ela vai querer voar.

Orlando Moraes
Taubaté - São Paulo