quinta-feira, 14 de abril de 2011

Só o Tiririca?







Tiririca fez prova. E os outros?





Um vídeo de 1 minuto e 55 segundos e que foi postado em 2010, colocou em destaque o prefeito de Dom Cavati, em Minas Gerais, Jair Vieira, eleito pelo DEM. Durante um evento na cidade no ano passado, Vieira afirmou diante das câmeras ter comprado um diploma e ser analfabeto. Nos 115 segundos de fala, Jair mostrou que não é bom de português e termina dizendo: “Sou analfabeto, mas sei trabalhar”.

Estas imagens foram postadas no YouTube em março de 2010, mas apenas recentemente ganharam real exposição. Desde 2009, tramita no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais um processo de pedido de cassação do mandato do prefeito, acusado de ser analfabeto e usar diploma falso para comprovar a escolaridade no registro da candidatura, em 2008, já que a Justiça Eleitoral proíbe a eleição de analfabetos.

O pedido de cassação foi feito por Pedro Sobrinho, candidato derrotado nas eleições. O pleito acabou empatado em 2008, e Jair Vieira, mais velho que Sobrinho, venceu pelo critério de idade. O processo está em andamento e deve ser julgado nesse semestre.

Segundo o advogado Arthur Rollo, especialista em direito eleitoral, a candidatura do prefeito de Dom Cavati não pode ser cassada pela Justiça Eleitoral pois o prazo de alegação do problema já expirou. “Nesse caso, a Câmara de Vereadores teria de tomar posição para cassar o prefeito porque ele está no exercicio do cargo de forma irregular”, afirma.

Mas o Tiririca teve até que fazer prova para provar que um dia iria dar o exemplo de devolver dinheiro recebido indevidamente na Câmara Federal.

Nenhum comentário: