sexta-feira, 22 de abril de 2011

Acervo da Bloch está perdido








Aqui existiu uma empresa, a Bloch





O destino incerto de 12 milhões de fotos, cromos e negativos da falida Editora Bloch e o calote no direito autoral de dezenas de repórteres fotográficos finalmente chegaram às páginas da grande imprensa.

Esta foi uma matéria publicada no jornal O Globo na quarta-feira, onde Cristina Tardáguila denuncia o sumiço do acervo fotográfico que pertencia à massa falida do grupo editorial que foi arrematado em 4 de maio do ano passado pela bagatela de R$ 300 mil, quantia equivalente a 16% do lance inicial, estipulado em R$ 1.874 milhão.

O leilão foi classificado na época como “um fracasso” pelos ex-empregados da empresa porque a quantia arrecadada teria como destino o pagamento de parte das indenizações trabalhistas devidas a mais de três mil ex-empregados que deixaram de recebê-las na ocasião em que o grupo editorial decretou falência no ano 2000. A ausência no leilão de veículos de comunicação, de entidades públicas e de fundações culturais foi criticada por ex-empregados da Bloch.

Agora vamos ter que correr atrás do comprador do arquivo fotográfico, identificado como Luiz Fernando da Fraga Barbosa, que diz que as fotos estão num galpão no Rio de Janeiro e que parte do material já foi vendida.
Só que, se ele vendeu, vendeu o que não lhe pertencia, pois por lei ele vendeu obras com direito autoral de outras pessoas e isso é crime.

4 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso os ex-funcionários da empresa ficam a ver navios.

Ladrões sempre levam vantagem sobre o trabalhador

Rony Fausto
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Não é hora dos sindicato dos radialistas, dos jornalistas e dos fotografos, colocar advogados para correr atrás daqueles que estão acabando com a garantia dos ex-funcionários?

Os sindicatos também são culpados de tudo que está acontecendo.


Walter Lambo
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Mas se as obras de arte da pinacoteca do Adolfo Block foi vendida em leilão, os artistas já foram lesados alí. Como você faz leilão de uma obra de arte e não repassa o dinheiro do direito autoral? E o restante do dinheiro não foi para pagar os ex-funcionários por quê?

São todos iguais.

Giovanni Marcus
São Paulo

Anônimo disse...

E assim o trabalhador vai sendo enganado. Quantos daqueles que ficaram desempregados já morreram e até agora as famílias nada receberam.
O s que aí ainda estão, já são velhos profissionais que deram a vida para fazer uma grande empresa e que até hoje nada viram de concreto na Justiça.
Enquanto isso, os empresários vão ficando cada dia mais ricos e os desembargadores fazendo tudo para não trabalharem, como você mesmo deu um exemplo lá no início da sua postagem de hoje.

Hilário Filho
Rio de Janeiro