segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seja Doador Voluntário de Medula Óssea e Plaquetas Praça Cruz Vermelha, 23 Centro – Rio de Janeiro Tel – 21 215066021 / 25066064






FHC falou, mas muita gente não quis entender





Gerson Tavares



O jornal faz de sua primeira pagina um stand para manchetes que vendam e nada como manchetes alarmantes. E foi assim que vi muita gente na semana passada alarmada com a declaração de Fernando Henrique que dizia na primeira página de quase todos os jornais do país que “o PSDB não devia dar bola para o povão”. Muita gente ficou com a manchete na cabeça e não foi olhar nas páginas de dentro do jornal o que realmente FHC falou. Até o Congresso se dividiu na avaliação do artigo escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a revista “Interesse Nacional”, divulgado na terça-feira passada, na internet. Sob o título “O Papel da Oposição”, o texto critica as táticas do "lulopetismo" e as atitudes e estratégias do PSDB. A oposição, diz FHC, deve voltar-se para as "novas classes possuidoras", alheias ao jogo partidário.

E foi aí que o senador Aécio Neves alertou para o "risco" de erro na leitura incompleta do artigo. Ele afirmou que leu todo o artigo e que, em vez de propor o afastamento dos eleitores mais pobres, como sugere a avaliação parcial do texto, Fernando Henrique chama a atenção para a apropriação do que ele chama de "lulopetismo" em relação às teses que o PSDB defendia e até mesmo de ações feitas no governo dos tucanos, como é o caso da estabilidade econômica. "É um artigo extremamente complexo, é a análise do sociólogo. É um risco pinçar uma ou outra afirmação fora do contexto geral", afirmou Aécio. Para o senador, Fernando Henrique chama a atenção para a necessidade dos tucanos se aproximarem, via redes sociais, de setores da classe média, o que, avalia, "é um processo absolutamente necessário".

Já o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), entendeu que o ex-presidente se referiu aos movimentos sociais que estão sendo usados de forma promíscua pelo governo petista. "A população das camadas mais pobres não participa de forma absoluta dos movimentos sociais. Então, há espaço nas camadas mais pobres que, aliás, elegeram Fernando Henrique duas vezes". Assim sendo, antes de qualquer julgamento, vale à pena ler toda a declaração de FHC. Quando ele fala povão, ele se refere a essa massa de manobra que recebe benesses do governo e que troca o voto por comida, bebida ou outra qualquer coisa que os petistas e aliados oferecem.

Para mim, pobre também é a classe média, só que está pensa. Pensa e sabe que de muita esmola até santo desconfia e assim sendo, a salvação do “miserável” depende dessa classe média que poderá dar, no futuro, os votos para eleger gente de bem. Desculpe, mas julgar Fernando Henrique, sem ler o que realmente ele falou, é o mesmo que receber “Bolsa Família” para votar no PT sem se preocupar com carteira assinada e com trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando você falou que tem gente que não quer entender, você não falou do Lula. Sim, porque o Lula até gostaria de entender, mas aí já é querer demais do 'analfa'.


MBN
São José dos Campos- SP

Anônimo disse...

Mas o papel da oposição é exatamente este, de procurar ver qual a classe que melhor escuta. Lógico, não será aquela classe formada por 'pedintes' que vai ouvir as verdades. Enquanto alguém não fizer o dever de casa, mostrando que dar bolsa família, bolsa escola ou outra bolsa qualquer não é a solução para o povo, nós vamos continuar vendo o PT engolindo os mais esclarecidos.


Já passou a hora de dar o 'Grito da Independência'. Chega de tantos politiqueiros comendo o dinheiro do povo.


Walter Campos
Macaé - Rio de Janeiro