quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fiscalizar pra que?



Gerson Tavares



Existe um órgão federal que a sua principal função é fiscalizar. Lógico que estou falando do Tribunal de Contas da União. Mas todos nós sabemos que este órgão é uma pedra no sapato do governo, principalmente quando temos um governo que quer fazer suas artimanhas e quando a papelada chega ao TCU sempre emperra.


Desde o tempo de Lula que sempre houve uma lengalenga sobre os critérios de fiscalização das obras e uma que marcou muito no período Lula foi à obra da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. Um superfaturamento foi descoberto pelo TCU, mas em janeiro do ano passado, ao sancionar o Orçamento de 2010, Lula na maior cara-de-pau, retirou, por veto presidencial, quatro obras da Petrobras da lista com “indícios” de irregularidades graves e uma delas era exatamente a refinaria Abreu Lima.


E assim vai vivendo o Brasil com um governo ditatorial, aonde vetos presidenciais, medidas provisórias e outras artimanhas, vão fazendo com que os órgãos responsáveis fiquem sem razão de existir.


O governo quer que de agora em diante não mais um relatório técnico do TCU barre uma obra e sim que os ministros vejam se é correta aquela análise técnica. Com isso, o governo que ganhar tempo e assim fazendo, com a demora que os ministros dão seus pareceres, as obras continuarão correndo, o superfaturamento vai acontecendo, as “mutretas” seguindo seus caminhos e o dinheiro sumindo nos bolsos dos “espertos”.


E assim o brasileiro vai sendo lesado, mas como a maioria deu o aval para que esses políticos estejam lá, é hora de acordar e aprender que seu voto é a sua arma. Outras eleições estão para chegar. Vote com moral, não venda e nem troque por esmola o seu voto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora imaginem, que sendo fiscalizadas essas obras eles já roubam tanto, sem fiscalização vai ser uma festa. O PT nunca pensou que era tão boim ser governo.

Sabe quando eles vão largar o osso? Mas é nunca!

Quer dizer, só largam se o povo for para a rua e exigir, mas como eles sempre dão as migalhas para o povão, aí só mesmo com uma revolução popular.

Giulianno Salsedo Lopez
Imbú - S.P.

Anônimo disse...

O Brasil está entregue nas mãos de larápios que não têm limites. Quando eles sentem que alguma coisa vai ser barreira para seus golpes, eles resolvem tirar esta coisa do caminho.

Se demorar muito esta loucura, breve o Brasil não consegue mais segurar.

Com TCU a coisa já é difícil, imagina sem a fiscalização do orgão.

Pobres brasileiros que deram votos para eleger esses quadrilheiros.

Norberto Luna
Higienópolis

Anônimo disse...

Isso é bem feito para esse eleitorado sem vergonha que não valoriza o seu voto. O dia em que o eleitor votar com seriedade tudo isso poderá mudar.

Só que não estou vendo a luz no final do tunel e assim a situaç]ão fica cada vez mais preta.

Se depender desse governo, fiscalização não vamos ter nunca mais.

Durvalino Figueiroa
Belo Horizonte