quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cabine do governo Dilma está pesado demais






Dilma Rousseff não está nem aí para a grita





Se olharmos bem como funciona a máquina pública durante o governo petista, entre Lula e Dilma já batemos todos os recordes de nomeações sem concurso da história da República.

Isto é o que revela um levantamento do início do governo Dilma Rousseff, que mostra a existência de 6.689 funcionários não concursados nos cargos de confiança da Presidência e dos ministérios, o que equivale a quase um terço do total de postos preenchidos por nomeações. Destes, quase 500 estão nas duas faixas salariais mais altas do funcionalismo.

Dilma já recebeu da gestão Luiz Inácio uma estrutura burocrática que permite a nomeação de cerca de 21,7 mil pessoas para cargos de confiança, aqueles chamados DAS, exercidos por quem tem função de chefia ou direção e pela elite dos assessores da presidente, de ministros e de secretários.

Em fevereiro deste ano, 31% desses cargos eram ocupados por não concursados, e 64% por servidores de carreira, segundo dados do Portal da Transparência do governo federal. Há ainda uma pequena parcela de servidores cedidos por órgãos de outras esferas, como do Legislativo, de governos estaduais e de prefeituras municipais, por exemplo.

E assim vai seguindo o governo não atendendo aos reclamos para que só concursados estejam em folhas de pagamento. Mas também, sem essa prerrogativa como os cabos eleitorais irão ficar?

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom lembrar que ainda faltam mais de três anos para a Dilma terminar as suas nomeações e até lá ela vai ter que empregar muito para tentar mais quatro anos.

Enquanto isso o Brasil vai vendo essa loucura de nomeações de poessoas que nada sabem do assunto para o qual foi nomeada.

Vamos dar um fim nessa vergonha.


Hélio Dumas
São José dos Campos - SP