quarta-feira, 13 de abril de 2011



Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça da Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 25066021 / 25066064




Belo Monte, “o monte da discórdia”





Gerson Tavares



O Brasil ficou pequeno para as divergências na maior obra do PAC que até hoje foi inventada. Se existe um estado neste país que tem mania de Itu, este é o estado do Pará. Para quem tem já tem fama de “estado das maracutaias” com o Jader Barbalho como representante na política e nas “sacanagens”, nada melhor que agora a construção da hidroelétrica de Belo Monte para virar manchete no mundo.


Aqui no Brasil já existe uma grande resistência à construção da hidroelétrica, mas agora a Comissão Internacional de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, a OEA, fez um pedido oficial ao governo brasileiro para que seja suspenso o processo de licenciamento da usina. Mas o que a OEA não esperava é que a Dilma ficasse irritada com a atitude do órgão internacional, fato que está abrindo uma crise também internacional.


Dilma “mandou” que o Itamaraty redigisse uma nota “à altura” da atitude da OEA. E como o Patriota não é bobo nem nada e quer manter o emprego, mandou que fosse feito um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, colocando como “precipitadas e injustificáveis” as recomendações da comissão internacional.


A OEA quer que as comunidades indígenas tenham acesso aos relatórios de “impacto social e ambiental”. Se esta é a reivindicação da OEA, não existe uma razão para esse aborrecimento todo da presidente Dilma, a não ser que não seja possível justificar o “impacto”. Se tudo está legal e como essa reivindicação é justa, por que não?


Mas Dilma quer mostrar ao mundo que ela é a “toda poderosa” e como tal, não aceita que ninguém dê palpite em seu “barraco”. E agora, com um seu "pau-mandado" no comando da Vale, ela já tem certeza que a segunda mineradora do mundo irá investir na Belo Monte e quem sabe, sobrar algum, que no caso, ela sabe que esse “algum” e muito.


Em tempo de ditadura é assim, eu mando e vocês atendem.

2 comentários:

Anônimo disse...

SÓ ESQUECE A DONA DILMA, QUE A OEA É SÓ UM DETALHE, MAS TODO MUNDO SABE QUE PARA OS PETISTAS NÃO INTERESSA SE INDIOS, SERTANISTAS, NATUREZA E TUDO MAIS IRÁ SOFRER. O INTERESSE ESTÁ SEMPRE O VAI RENDER PARA O BOLSO.

OBRA É SINÔNIMO DE LUCRO.

MARCOS PENNA LIMA
MANAUS - AMAZONIA

Anônimo disse...

Pelo visto o dinheiro está mexendo com a cabeça da Dilma. Para ela estar brigando até com a OEA é porque está divisando muita grana pela frente.
Mas esse grupo que está no governo só pensa 'naquilo'...

Salvador Campos
Belo Horizonte - Minas