quinta-feira, 7 de abril de 2011


Doe Sangue e salve vidas

Rua Frei Caneca, 8

Centro – Rio de Janeiro

Tel – 21 22999442





STJ esvazia uma das principais operações da PF

E o “castelo de areia” ruiu



“Aí tem truta!” foi assim que meu amigo “Zé Doidão” reagiu quando viu essa nota. “O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou na terça-feira, as provas obtidas pela "Operação Castelo de Areia" a partir de escutas telefônicas autorizadas com base em denúncia anônima”.

Esta decisão acaba por desmontar uma das mais espetaculares missões da Polícia Federal contra executivos da Construtora Camargo Corrêa, supostamente envolvidos em um esquema de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes financeiros e doações clandestinas a políticos.

Tudo o que a PF e a Procuradoria da República construíram sob aquelas condições foi declarado ilegal, por três votos a um, pelos ministros da 6.ª Turma do STJ.

E assim todos viram o “Castelo de Areia” desmoronar. A operação deflagrada em 2009 pela PF resultou em três ações penais, uma ação por improbidade, além de 32 procedimentos de investigação sobre grandes obras da empreiteira sob suspeita em quase todo o País.

Ao decretar a nulidade das provas, o STJ liquidou toda a ofensiva do Ministério Público Federal. Como falaria o Boris Casoy: “Isto é uma vergonha!”

Nenhum comentário: