quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oposição ameaça obstrução na Câmara




Dilma Castro ou Fidel Rousseff?



Depois que o governo “resolveu” reduzir o poder de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) e ainda flexibilizar as regras para as licitações daquelas obras de interesse financeiro dos agregados ao governo, a oposição se articula para reagir no Congresso.

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto, da Bahia, anunciou que o partido vai obstruir os trabalhos na Comissão de Orçamento e que pretende levar a tática também para o plenário da Casa a partir da próxima semana. Só que devido ao número reduzido de parlamentares da oposição no Congresso, a obstrução poderá servir mais para marcar uma posição, arrastando algumas votações e forçar o debate do que para impedir propriamente o governo de aprovar suas propostas.

O que mais incomoda a oposição realmente é um artigo do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, enviado na sexta-feira pelo Executivo, determinando que serão enviados à Comissão de Orçamento apenas obras com indícios de irregularidades graves que tenham recebido tal carimbo após a decisão de pelo menos um ministro do TCU. Com isso, o governo quer reduzir o número de obras passíveis de paralisação pelo Congresso.

Atualmente, todos os relatórios técnicos do TCU que encontram suspeita de irregularidades são enviados à comissão e podem resultar na paralisação de obras. ACM Neto afirma que a oposição não aceita a mudança proposta pelo governo. "Não vamos aceitar retirar qualquer poder de fiscalização do TCU".

Mas como Dilma tem tudo para ser um ditador, o que esperar desse governo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Obras do PAC são prioridade. Dilma quer continuar com essas obras que em sua maioria não saem do papel, porque elas rendem um bom dinheiro. Muita gente está ganhando dinheiro com essa 'festa'.

Mas se fiscalizando a coisa já está essa 'festa', imaginem se não houver fiscalização?


João Carlos Peixoto
Porto Alegre RS