quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Rio, de janeiro a janeiro,
uma cidade feliz


Gerson Tavares


A eleição passou e um novo prefeito vem por aí. Mas nós cariocas, “legítimos” ou “adotados”, continuamos a vida na cidade dos sonhos. Seja na Zona Norte, passando por Vila Isabel, “berço do samba”, pela velha Mangueira “seu cenário é uma beleza” e porque não Madureira, de Zaquia Jorge, da Portela e da Império ao pé da “Serrinha” e Oswaldo Cruz, “terra de gente bamba”. Zona Oeste que tem Bangu e nos trás saudades da fabrica de craques ali ao lado da “Fabrica Bangu” e hoje nos dá samba com a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Por tudo isso e muito mais, nascer ou viver na cidade do Rio de Janeiro já é uma graça divina, mas viver no Leme, em Copacabana, Ipanema ou Leblon, aí já é abusar da sorte. Quando vejo o Cristo Redentor de braços abertos, velando lá de cima do Corcovado pela cidade, reconheço que Ele também escolheu este pedaço de terra, entre a serra e o mar, para sua moradia. Ele está em todos os lugares, irão dizer muitos, mas sei, pela sua sabedoria, que é aqui que ele vive.

Pois é aqui no Rio que você, visitante, encontra o carioca que sabe receber, sabe fazer amigos. É ele que puxa uma cadeira para perto da mesa e convida você para sentar e com ele tomar um chope gelado, começa um bom papo, conta piada e ali não vê o tempo passar. Ali sentados, cariocas e visitantes curtem a vida, vendo a beleza morena passar e sentindo a brisa que vem do mar. Muita prosa, um bom bate-papo, numa troca de experiências, todos contando as suas novidades, que muitas vezes nem tão novas são, mas que sempre valem à pena serem contadas.

E nós, que somos cariocas, que temos amor pelo Rio e gozamos de suas belezas e da generosidade natural da cidade, donos de uma carioquice infinita, só queremos de você, no dia de sua partida, além de nossa amizade e de um abraço amigo, leve para outros mundos um pouco da "Alma Carioca" que procuramos lhe transmitir.

Este sim é o Rio... A Cidade Maravilhosa...

Nenhum comentário: