segunda-feira, 27 de outubro de 2008



MUNDO

Colômbia resgata político sequestrado pelas Farc há 8 anos






Oscar Lizcano, de 62 anos, é resgatado


BOGOTÁ – Mais um dia de festa para o governo colombiano. Um ex-parlamentar colombiano que havia sido capturado por rebeldes há oito anos foi liberado numa operação militar conduzida neste domingo, informam autoridades e parentes de Oscar Tulio Lizcano, de 62 anos, que foi resgatado pela manhã na Província de Choco, no oeste da Colômbia.

Segundo disse Henry Murillo, secretário de governo da Província de Caldas, onde o seqüestro do político originalmente ocorreu, esta foi mais uma vitória do governo colombiano, depois do resgate em dois de julho, de Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana que permaneceu seis anos em poder das Farc.

Lizcano fugiu há três dias do local do cativeiro e caminhou pela selva até ser encontrado pelos militares colombianos, neste domingo. Com ele, tambem foi encontrado um desertor das Farc identificado como Saza, que ganhará asilo na França, além de uma recompensa em dinheiro.

Martha de Lizcano chorou ao saber da libertação do marido. “Foram oito anos de grande sofrimento”, disse Martha. A família do ex-deputado comemorou a libertação, mas mostrou-se preocupada com seu estado de saúde. “Estão dando soro a ele”, disse o filho, Mauricio Lizcano.

Nenhum comentário: