segunda-feira, 27 de outubro de 2008

BRASIL

Não vamos estatizar bancos nem dar dinheiro
sem garantia, diz Lula




O gás pode estar acabando. Lula já demonstra preocupação





BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio da Silva está falando que ninguém precisa ficar preocupado. Não há razão para temer uma onda de estatização de bancos no Brasil, apesar de a Medida Provisória 443, que foi assinada por ele na semana passada, autorizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar ativos de bancos que estiverem em dificuldades.

Mesmo com a fisionomia demonstrando preocupação, para Lula, a exemplo do que está ocorrendo na Inglaterra, União Européia e Estados Unidos, não será dado dinheiro público para os bancos. Os ativos poderão ser comprados e, quando a instituição voltar a uma situação segura, serão revendidos para ela própria.

“Ninguém pretende estatizar banco. Agora, ninguém vai dar dinheiro para banco. Portanto, ou nós emprestamos com garantia, e uma das garantias pode ser o que está sendo feito pela Inglaterra, pode ser aquilo que o presidente Nicolas Sarkozy, da França, propôs: em vez de dar dinheiro para banco, sem garantia, você compra ações daquele banco e quando se recuperar, você revende as ações para banco”, falou Lula, ontem, após votar, no Colégio Estadual João Fermino, em São Bernardo do Campo.

Só assim o Lula descobriu que “a crise americana não precisava atravessar o Atlântico para chegar ao Brasil”.

Nenhum comentário: