quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BRASIL
Depois de falar que a crise não vinha,
Lula muda de opinião



Presidente Lula agora, já prevê crise
Foto – Domingos Tadeu


BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio da Silva descobriu que a crise americana não precisa atravessar o Atlântico para chegar ao Brasil. Depois de tentar modificar o mapa-mundi para evitar que o Brasil fosse atingido pela crise, Lula teve que dar o braço a torcer. Com a desaceleração na economia brasileira devido à crise no mercado financeiro nos EUA, o governo brasileiro prevê que o país deve crescer entre 3,8% a 4% em 2009, contra uma estimativa inicial de 4,5%.

Menos crescimento e mais inflação em 2009. É este o novo cenário que o governo vai mostrar em novembro na proposta de Orçamento do ano que vem. A tendência é o governo optar pela taxa de 4%, na revisão do Orçamento que deve ir ao Congresso no dia 20 de novembro, mas analistas falam em algo entre 2,6% e 3,5%.

O governo não costuma fazer projeções quanto à inflação, mas apenas incorpora as previsões captadas pela pesquisa de mercado do Banco Central, que no momento apontam para uma inflação medida pelo IPCA de 4,9% em 2009. Na proposta original do Orçamento, a previsão de inflação do ano que vem foi fixada com base na meta de 4,5%, a mesma deste ano.

Nenhum comentário: