segunda-feira, 20 de outubro de 2008



Não adianta se queixar ao bispo




A Catedral de Nova Iguaçu já teve seus momentos de paz



NOVA IGUAÇU – A comunidade católica iguaçuana está as voltas com as loucuras que estão acontecendo na cidade. E tudo pode ser visto de longe, quando as pesoas olham em direção à igreja Catedral da Diocese. Sempre um símbolo de paz, em sua cor suave de um “cinza pedra’, a igreja chamava a atenção pela sua arquitetura. Mas a coisa mudou e agora ela chama a atenção por suas corres berrantes, mais parecendo os antigos coretos de carnaval ou mesmo os carros alegóricos das escolas de samba de agora. Um dourado misturado com grande parte em abóbora está transformando aquela torre de paz de antigamente em uma verdadeira torre de Babel, onde ninguém entende mais ninguém.

Moradores antigos da cidade, os católicos, professor Salomão Davi, o médico Adilson Tavares e a aposentada Ivone Lecas, resolveram procurar o Bispo da Diocese, Dom Luciano Brgamini, mas não foram felizes em suas pretenções. O bispo deixou claro que tudo está resolvido, que as cores “berrantes” ficarão lá porque um “Conselho” aprovou, mas não disse quem faz parte do conselho, embora os minícipes estejam achando muita semelhança com as cores usadas pela administração petista que manda na cidade.

O primeiro jornal da cidade de Nova Iguaçu, “Correio da Lavoura”, fundado no ano de 1917, vê com muitas reserva as ligações entre o atual governo petista do município e a diocese. Ligados, as Comunidades Eclesiásticas de Base e o Partido dos Trabalhadores, muitos sindicalistas e alguns “católicos”, matêm uma extreita união e em Nova Iguaçu, esse fato se faz muito com o fato de,
o antigo Centro de Direitos Humanos, hoje estar "alugado" à prefeitura. Além deste, outros imóveis da igreja estão nas mãos da prefeitura, mesmo em bairros mais distantes da sede da cidade.

Existe inclusive questionamento de promotores da Infância e Adolescência sobre os Abrigos do Município. Neste caso há uma possibilidade das casas Abrigos acabarem e a prefeitura encaminhar os menores para a “Casa do Menor”, que pertence a igreja. Também causa espanto o Forum Mundial da Educação, que virou uma constante na cidade, onde existe uma parceria prefeitura/igreja, ficando até a responsabilidade de contratar os prestadores de serviços, para o padre Pierre Roy, que hoje já não está mais na diocese.

Pelo que deu para entender, a igreja de Nova Iguaçu, está vivendo uma ditadura episcopal.

Nenhum comentário: