quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MUNDO

Colômbia afasta 25 militares por violação
de direitos humanos



Álvaro Uribe acusa Exército de suposto envolvimento no desaparecimento de 11 jovens declarados mortos em combate



BOGOTÁ - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, decidiu ontem, o afastamento de 25 militares, incluindo três generais do Exército, que foram acusados de “conspirar com delinqüentes” para cometer crimes, inclusive homicídios. A decisão foi tomada, segundo o presidente e seus comandantes, por causa da desaparição de 11 homens no início do ano de um bairro em Soacha, ao sul de Bogotá. Os cadáveres apareceram em uma vala comum no nordeste do país, e alguns deles foram apresentados como guerrilheiros mortos em combate.

O anúncio foi feito pelo comandante das Forças Armadas, general Freddy Padilla, no escritório de governo. Também estavam na entrevista coletiva o presidente Álvaro Uribe, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, e os comandantes dos militares.

Uribe afirmou que logo que o caso veio à tona foi ordenada uma investigação militar interna. “Essas descobertas mostram que em algumas instâncias houve negligência, falta de cuidado com os procedimentos que devem ser observados e isso permitiu que algumas pessoas possam estar implicadas em crimes resultantes da conspiração entre delinqüentes e membros do Exército”, falou Álvaro Uribe.

Segundo o presidente, em alguns casos foram “assassinados inocentes para dar a sensação de que se está enfrentando os criminosos nessas regiões”.

Nenhum comentário: