terça-feira, 28 de outubro de 2008



Imprensa internacional destaca “derrota” de Lula nas eleições municipais




Vitória de José Serra com Kassab,
foi a grande manchete pelo mundo




BRASÍLIA – Nas eleições municipais de 2008, tanto o PT quanto o PMDB conquistaram seis capitais, maior número de vitórias entre os partidos. Mas isso não serviu para que o governo do “prestigiado” presidente Lula fosse o vitorioso para a imprensa mundial. A repercussão internacional não foi a esperada pelo governo brasileiro. Senão vejamos:

Jornal “El País”, Espanha – As eleições municipais deste domingo no Brasil provocaram um duro revés para o presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, que apesar de sua popularidade não conseguiu impedir a derrota de alguns dos candidatos que apoiou, como sua amiga e ex-ministra Marta Suplicy, em São Paulo.
Os comícios realizados em 30 das maiores cidades do Brasil, nas quais nenhum dos candidatos obteve mais que a metade dos votos no primeiro turno, realizado no dia 5 de outubro nos 5.563 municípios do país.

Jornal “El Clarin”, Argentina – O atual prefeito, Gilberto Kassab, do opositor Partido Democrata, obteve a reeleição no segundo turno das eleições municipais. Contou com o apoio do governador José Serra, inimigo político de Lula. O PT obteve apenas oito das 30 prefeituras em jogo, com derrota em Porto Alegre, sua antiga base eleitoral, e em Salvador.
O Partido dos Trabalhadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a disputa pela Prefeitura de São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil.

Jornal “Guardian”, Inglaterra – O Partido dos Trabalhadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma severa derrota nas eleições municipais, perdendo metrópoles como São Paulo e Porto Alegre. Em São Paulo, maior cidade do país e principal polo financeiro, Gilberto Kassab, do partido conservador Democratas, venceu com a maioria esmagadora de 61% dos votos no domingo, contra o Partido dos Trabalhadores de Marta Suplicy.

Jornal “Los Tiempos”, Bolívia – O Partido de Lula foi derrotado novamente em sua antiga base em Porto Alegre.
O governista Partido dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a perder a prefeitura de Porto Alegre, principal cidade do sul do Brasil, que desde 2005 foi uma de suas bases e que governou durante 16 anos.

Pelo visto, depois de tantas frustrações nas “urnas 2008”, o mundo sentiu que a força de Lula pelo país não é tão grande quanto parece.

Nenhum comentário: