quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Eleitor que deixa de votar, para passear,
não tem candidato



Gerson Tavares


Quase um milhão de eleitores deixou de comparecer às urnas neste segundo turno das eleições para prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Segundo partidários de Gabeira, esses votos deixaram de eleger o candidato verde. Na opinião de alguns “cientistas políticos”, o governador influenciou no resultado da eleição, ao dar o feriado do dia do funcionário público na segunda-feira. Segundo eles, as maiores abstenções aconteceram nas zonas eleitorais do Centro da cidade, com 26,34%, da Zona Sul, com 26,1% e da Grande Tijuca, com 22,14%. Nestas regiões registraram o melhor desempenho do candidato derrotado Fernando Gabeira.

Segundo o TER-Rj, a abstenção já foi alta no primeiro turno e aumentou no segundo, passando de 17,91% para 20,25%. Na Zona Sul faltaram 147.714 eleitores, justamente onde Gabeira teve o seu melhor desempenho em relação ao Eduardo Paes.

O professor Luiz Werneck Vianna, professor de ciência política do Iuperj acredita que o feriado pode ter ajudado na vitória de Eduardo Paes, dizendo mesmo que o governador usou a tática do feriado para ajudar seu aliado. O também professor de ciência política da PUC-Rio, Ricardo Ismael, é outro que posta na tese de ajuda. Disse que quem viajou pode ser aquele que ou votaria nulo ou votaria em Gabeira. E eu pergunto: por que não seriam pessoas que se aqui estivessem iriam votar em Eduardo Paes? Será que, obrigatoriamente, iriam votar em Fernando Gabeira?

Bom, será que dá para confiar em eleitor que abandona seu candidato e sai para passear? Quem tem um eleitor deste, não precisa de inimigo. E porque foi o eleitor do Gabeira que viajou? Se isto é verídico, Gabeira não devia nem ter se candidatado. Afinal, não passa de um “pobre coitado” que é abandonado pelos seus eleitores, por qualquer orgia.

Olhando o resultado que o TRE-RJ passou dos faltosos, poderia até achar que o Gabeira foi beneficiado. Afinal, onde houve a maior falta de eleitores ele ganhou e assim sendo, quem faltou poderia também ser eleitor de Eduardo Paes. Por que não? E eu estou muito a vontade para falar porque não votei nem em um nem em outro. E quanto aos professores de política, já não acreditava neles mesmo, mas depois das declarações do Luiz Werneck e do Ricardo, onde eles demonstraram que não passam de cabos eleitorais, para mim ficou bem claro que é por falta de coragem que eles se escondem atrás das cátedras. Este foi o modo que eles encontraram para falarem suas bobagens e ainda faturarem algum.

Nenhum comentário: