quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Já não faltava nada,
mas ele sempre me surpreende


Gerson Tavares


Se existe uma coisa que me deixa triste é quando vejo alguém comprando “cd” ou “dvd” pirata ou ainda quando alguém “baixa” música na Internet. Eu considero isso roubo e não me conformo como as pessoas não têm vergonha de deixar o artista de pires na mão. Os artistas só estão vendendo aquilo que têm em seu ofício, e vem essa turma e tira na mão grande o seu ganha pão.

Mas agora, esse roubo foi institucionalizado pelo presidente da República. Pelo menos, ele confessou para várias pessoas que participaram de uma entrevista que ele concedeu, quando, na maior “cara-de-pau”, garantiu que “meteu a mão” no bolso dos artistas. E o pior é que ele “baixou” as músicas para “dar de presente” e nem teve o cuidado de saber de quem estava “garfando” a obra.

Para começar, sem lembrar para quem deu o “mimo”, ele disse que a primeira música era de Paulo e Sérgio Valle e tinha como título, “Noite Enluarada”. Bem “senhor” Lula, Paulo e Sérgio são a mesma pessoa, até porque Marcos só tem um irmão parceiro e que por acaso, se chama “Paulo Sérgio”. Quanto ao título da música, se der para trocar por “Viola Enluarada”, os autores agradecem.

Depois quis presentear o “aeronauta da sogra”, Cid Gomes. Disse Lula que eles estavam ali, juntos, aí ele começou a cantar e o Cid disse que nunca tinha ouvido aquela música (também, faço idéia como ele deve ter cantado). E foi ai que ele resolveu “baixar” a música de Ary Toledo, “O Comedor de Gilete”. É aí que Lula mostra todo o seu conhecimento musical, tirando uma partitura do acervo musical do grande Carlinhos Lira e fazendo do humorista Ary Toledo, que é cantor nas horas vagas, o autor de “Pau-de-arara”, que é a história do nordestino que veio para o Rio de Janeiro e não conseguindo emprego foi morar nas areias de Copacabana e começou a comer gilete para viver. Então Lula, é Carlos Lira, está bom?

Mas foi aí que ele resolveu dar um presente para o Jaques Waine. O presente, logo vi, era um “cd” pirata que ele iria “baixar” na Internet, mas quanto ao Jaques Waine, eu comecei a matutar e cheguei à conclusão que era o governador baiano, Jaques Wagner. Resolvida esta primeira questão, continuei a ouvir a explanação do Lula. Disse que não sabia o título da música, também desconhecia o autor, o cantor e a melodia. Só sabia que ela homenageia e Bahia e também sabia algumas palavras ou até algumas frases e começou: “Sou da Bahia, comigo não tem horário, não sou otário e ninguém pode zombar... Sou cabra macho, sou baiano toda hora, a vida...” e por aí ele parou.

Pois é Lula, mas você como nordestino não poderia nunca desconhecer esse gênio da música regional do nordeste. Sempre digo que quando um nordestino não conhece os grandes nomes da sofrida terra, não conhece ninguém. E foi aí que você mostrou que famoso do nordeste, só seu espelho. Mas eu vou dizer quem é esse gênio que só deve ser desconhecido naquele rincão sofrido, por você. Está musica que você “baixou” para o Jaques Wagner é do grande “Gordurinha”, Waldeck Artur Macedo, um baiano que sabia “letrar” como ninguém. Ele aos 16 anos andou lá por Pernambuco, foi radialista fazendo programa na Rádio Jornal do Comércio e depois na Rádio Tamandaré. Mas logo resolveu vir para o Rio de Janeiro e ficou conhecido nacionalmente como “O Rei da Embolada”. Jorge Veiga, Jackson do Pandeiro e muitos outros cantores fizeram sucesso com músicas de “Gordurinha”. E a música que você presenteou o Wagner, tem como título, “Baiano Burro nasce morto”.

E entre tantos sucessos desse gênio da música nordestina, além daquele que você lembrou na entrevista e que foi composta e cantada por ele, vou lembrar, só para que numa próxima entrevista, quando você falar sobre música, possa botar uma banquinha. Aí vão algumas: “A cadeia da vila”, “A vassoura da comadre”, “Aquarela do morro”, “Baianada”, “Baiano não é palhaço”, “Beco sem saída”, “Boêmio aposentado”, “Bossa quase nova”, “Cabra macho”, “Caixa alta em Paris”, “Chiclete com banana”, música que fez em parceria com Almira Castilho, companheira de Jackson do Pandeiro, que gravou e foi um dos maiores sucessos. É bom lembrar que o ex-ministro Gilberto Gil também gravou essa música. Muitos outros sucessos eu poderia ainda listar, mas vou parar por aqui. Porem não poderia deixar de citar um nos maiores poemas da música brasileira, pois também é de “Gordurinha” a poesia “Súplica cearense”.

Mas estou escrevendo tudo isso porque me sinto agredido quando falam que compram “cds” e “dvds” piratas ou “baixam” músicas e vídeos na Internet porque o produto original é muito caro. Mas esquecem e pelo visto, até você Lula, que o produto original só é caro porque as taxas e impostos são sumamente absurdos e isto é um caso que só o governo pode resolver.

Agora Lula, quando você for presentear alguém, toma vergonha e compra o produto original. A classe agradece.

Um comentário:

Unknown disse...

sou neto de gordurinha e concordo em pleno e grau com suas palavras