quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 3207-1021/1064/1580

E a bandeira continua de mão em mão

Prefeito leva bandeira Olímpica ao Cristo

Se você quer receber a bandeira Olímpica em sua casa, em seu bar, seu clubinho, nã sua roda de samba, é só ligar para o Eduardo Paes que ele coloca a caixinha debaixo do braço e chega rapidinho para jogar uma conversa fora regada por uma cervejinha bem gelada.

E no domingo o prefeito Eduardo Paes junto com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, levaram a bandeira Olímpica para um dos mais importantes cartões postais da cidade, o Cristo Redentor. Paes chegou com a bandeira no início do dia e um ato inter-religioso foi realizado com preces de sete distintas religiões. Tudo bem e nada contra o ato, mas e o protocolo Olímpico?

O que chama a atenção nesse caso, é que desde que foi trazida de Londres, a bandeira olímpica oficial, vem passando de mão em mão, mesmo que o protocolo olímpico reze que só pode ser manuseada com luvas e deve ser conduzida por uma “guarda de honra”.

Mas o símbolo dos Jogos, que chegou ao Rio pelas mãos do prefeito Eduardo Paes, já passeou sem o menor protocolo. Já começou no aeroporto Tom Jobim, quando o Eduardo Paes colocou debaixo do braço a “caixa” e foi para a sala vip para posar com a bandeira em solo carioca. No dia seguinte ela já estava em Brasília para ser tocada, sem luva, pela presidente Dilma Rousseff.

Na quarta-feira foi a vez dos moradores do Complexo do Alemão que não ficaram de mãos abanando e meteram os dedinhos na bandeira que já esta toda manchada. Na ocasião, a bandeira foi apresentada à comunidade e tocada, sem cerimônia, quebrando mais uma vez o protocolo estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

E o pior é que Eduardo Paes, como representante da cidade sede das Olimpíadas 2016, para receber a bandeira, viu o Comitê Organizador Rio2016 assinar um compromisso que diz, entre outras coisas, que ela não pode sair da caixa em passeios de rua, não ser desfraldada nem tocada sem luvas. Em nota, a assessoria de imprensa do governador informou que “a mão inocente de uma criança de uma comunidade pacificada só dará mais glória à bandeira”.

Esse pessoal só pode estar brincando. Eles não sabem o que é compromisso e muito menos respeito. Ainda teria que existir uma Guarda de Honra da Bandeira Olímpica, que segue um cerimonial específico.

E para piorar, o COB não está nem aí para as loucuras do Eduardo Paes.



Um comentário:

Norberto Valadares Souto disse...

Lembram-se do Cesar Maia que no desfile das escolas de samba varria a passarela do samba? Lembram que ele andava todo agasalhado em pleno verão? Pois ele foi chamado de 'prefeito maluquinho'.
E gora temos o 'prefeito malução' que é esse Eduardo Paes. Do modo como ele vai, no próximo desfile das escolas de samba ele vai sair à frente de todas as escolas, vestido de porta-bandeira e com a bandeira do COI rodopiando como uma gazela louca.
segurem esse louco, porque senão, nas Olimpíadas a bandeira já estará toda suja e rasgada.
Só um recadinho para o Edu: 'Segura essa franga, minha deusa'.
Ipanema - Rio