sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Barbosa decretou o “marraio” para Dirceu

Joaquim Barbosa está certo que condena todos

Duas novelas estão empolgando os brasileiros nos dias de hoje. Uma é a “Avenida Brasil”, onde Carminha e Nina estão mostrando o que ser bandida. Já a outra é “Mensalão do Brasil”, onde muitos bandidos teimam em dizer que são mocinhos.

E foi por isso que o relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, resolveu divulgar os capítulos com certa antecedência para que todos se liguem no desfecho de cada capitulo.

Mas Barbosa já deixou claro que deixará para o fim do último capitulo a acusação de formação de quadrilha, em que o ex-ministro José Dirceu é apontado como “o chefe da organização criminosa”. Só naquele momneto a trama será desvendada.

Isso quer dizer que o relator realmente vai deixar Dirceu para morrer ou triunfar no final da novela e assim é o mais certo é que o ministro Cezar Peluso, colaborador no roteiro da novela, fique de fora dessa decisão.

Tudo isso porque Barbosa estruturou seu voto de acordo com as práticas criminosas atribuídas aos réus. Escolheu começar com o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, pois há cinco anos, Barbosa começou analisando a gestão fraudulenta atribuída à diretoria do Banco Rural e o Paulo Cunha era ativo naquele assunto. Por isso, focou nos desvios de dinheiro público da Câmara e do Banco do Brasil (BB), que estão descritos no item 3 da denúncia do Ministério Público. Nesse capítulo, concluído na segunda-feira, o relator analisou a denúncia contra o ex-diretor do BB Henrique Pizzolato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Também falou de corrupção ativa e peculato, atribuídos a Marcos Valério e seus ex-sócios.

E por aí vamos ter muitos capítulos emocionantes, com José Roberto Salgado, Ayanna Tenório, Vinicius Samarane e Kátia Rabello, do Rural, que serão julgados por empréstimos concedidos ao PT e à SMP&B. O grupo é acusado de pertencer ao núcleo financeiro do esquema.

No capítulo seguinte, sobre os saques realizados no Rural, estarão em jogo os réus do núcleo financeiro, acusados de lavagem de dinheiro. Nesse capítulo, Valério, ex-sócios da SMP&B e funcionários também respondem por lavagem de dinheiro.

Logo a seguir virá o capítulo sobre saques feitos no Rural por petistas e pelo ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. E o penúltimo capítulo é dedicado à evasão de divisas e lavagem de dinheiro que são atribuídas aos publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, que também respondem por evasão de divisas.

Aquela suposta formação de quadrilha, que apareceu lá nos primeiros capítulos, será deixada para o fim. E é neste capitulo que vamos saber os verdadeiros destinos de Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, ex-presidente do PT e também os integrantes dos núcleos financeiro e publicitário, que são acusados de formação de quadrilha.

Depois dessa novela toda, ao ser perguntado se condenará todos os réus, como dizem os advogados, o Barbosa falou: — Essa é a opinião deles. Eu não falei com nenhum deles.

Que os anjos digam amém logo após as condenações e as prisões dos bandidos.

Um comentário:

Maria Lúcia Das Neves disse...

A esperança que tudo acabe em moralização está chegando ao fim. Já não sei se depois de amanhã, eu continuarei com a esperança que ainda teimo ter para vencer o medo. Agora sei o que queriam dizer que tinham medo do PT. Eu apostei na esperança e agora vejo que a minha esperança me deixou vermelha de vergonha.
Diadema