quinta-feira, 19 de junho de 2008

ACONTECEU
no

MUNDO
Condolessa e o programa
nuclear da Coreia do Norte



Coréia do Norte mostrará programa nuclear


WASHINGTON – Segundo informou a secretária de estado americana Condolessa Rice, a Coréia do Norte produzirá em breve a declaração de seu programa nuclear, atrasada em muito tempo. “A Coréia do Norte dará em breve a declaração de seu programa nuclear à China”, falou Rice em um discurso na Fundação Heritage, ao fazer uma ampla defesa às políticas da administração Bush sobre o isolado Estado comunista.

A Coréia do Norte deve a declaração de seu programa nuclear desde o final de 2007, após um acordo multilateral onde o país se comprometeu a abandonar as atividades nucleares em troca de incentivos econômicos e diplomáticos.

A China lidera os diálogos das seis nações, que inclui as duas Coréias, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos, no acordo multilateral criado em setembro de 2005. Uma vez que a Coréia faça a declaração, o presidente americano George W. Bush poderá notificar ao Congresso sua intenção de remover o país da lista americana das nações patrocinadoras do terrorismo e cessar as sanções, destacou Rice.

Nenhum comentário: