sexta-feira, 20 de junho de 2008

ACONTECEU
no
MUNDO
União Européia suspende sanções contra Cuba

Raul Castro é olhado com
bons olhos pela UE


BRUXELAS - A União Européia (UE) resolveu ontem, anular as sanções diplomáticas impostas ao regime cubano e abrir um diálogo político incondicional. Os 27 ministros de Assuntos Exteriores dos países membros do bloco adotaram a medida durante um jantar realizado em uma cúpula que acontece em Bruxelas, na Bélgica. A decisão, que será revista em um ano, foi simbólica, uma vez que as restrições não eram econômicas, afetando assim apenas os diplomatas europeus.

A Comissária de Relações Externas da UE, Benita Ferrero-Waldner, que anunciou o fim das sanções de cinco anos, disse que o bloco acredita que a medida deve encorajar as mudanças em Cuba. “Haverá uma mensagem muito clara sobre o que os cubanos ainda devem fazer: libertar prisioneiros e realmente trabalhar nas questões dos direitos humanos” e acrescentou: “Além disso, faremos inspeções para verificar se as mudanças ocorreram”.

As medidas restritivas contra a ilha haviam sido impostas em 2003, em resposta à prisão de 75 dissidentes e suspensas anteriormente em 2005. A suspensão definitiva das sanções pela UE foi decidida depois das reformas políticas e econômicas implantadas pelo novo presidente cubano Raúl Castro.

Nenhum comentário: