quinta-feira, 19 de junho de 2008

ACONTECEU
na
ECONOMIA
Meirelles diz que na teoria, a inflação
pode superar teto da meta






Henrique Meirelles não tem
boas novas para o povo






BRASÍLIA – Ele faz parte da situação, mas não esconde a sua preocupação. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista à TV Bloomberg, que na “teoria” a inflação no Brasil pode ultrapassar o teto da meta do governo, ou seja, 6,5% ao ano. A meta é de um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5% ao ano, com dois pontos de tolerância para baixo ou para cima.
“O Banco Central está atento e pronto para agir”, afirmou Meirelles. Analistas de mercado consultados pelo BC na pesquisa semanal Focus já trabalham com a aposta de que o IPCA ficará em 5,8% neste ano. Sobre a taxa básica de juros, atualmente em 12,25%, o mercado espera que termine 2008 em 14,25%.

“O mercado acha que é uma possibilidade menor (superar o teto). Mas sempre existe, na teoria, esta possibilidade”, continuou Meirelles, destacando em seguida que o BC não faz projeções para a inflação isoladamente. “Não fazemos nossa previsão. Isso compete aos mercados”. Sobre as medidas já tomadas para conter a inflação, principalmente o aumento da taxa de juros nas últimas reuniões, Meirelles disse acreditar que o efeito é imediato, mas que o pico do efeito será sentido no final deste ano e início do ano que vem. “Nós agimos e basicamente, estamos dizendo que se for necessário agiremos novamente sempre que for necessário. Não há dúvida que o momento requer atenção e também ação”, completou Henrique Meirelles.

Nenhum comentário: