quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ayres de Britto diz que TSE divulgará lista de candidatos com fichas sujas


Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, vai jogar no ventilador




BRASÍLIA – Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deu sinal na terça-feira que o Tribunal poderá mudar a decisão que autoriza candidatos réus em processos judiciais a concorrerem nas eleições. Segundo ele, a decisão foi apenas uma diretriz e não uma definição final. Ayres Britto avisou ainda que o TSE irá divulgar para o eleitor detalhes sobre a vida pregressa dos candidatos.

Os ministros do TSE, segundo Ayres Britto, definirão se as orientações aos eleitores ocorrerão por meio apenas de inserções publicitárias nas redes de TV e rádio ou também via site do Tribunal. O objetivo é informar ao eleitorado sobre o passado de todos os candidatos que disputarão as eleições de outubro.

O presidente afirmou ainda que a decisão tomada no último dia 10 pode ser alterada. Pela decisão, o TSE autoriza que os políticos que são réus em processos criminais, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, sem condenação definitiva, possam se candidatar nas eleições 2008.

“O TSE se pronunciou em uma consulta, em um processo que é a formulação de uma consulta. Essa resposta vale como diretriz e orientação, não tem carga decisória”, disse Ayres Britto, que se reuniu ontem com o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Dimas Lara Barbosa, e representantes de entidades civis para discutir o assunto.

As igrejas católicas de todo território brasileiro, em uma jornada cívica, estão angariando assinaturas de eleitores para enviar as TSE pedindo que essa medida seja tomada para moralização da política do país.

Nenhum comentário: