segunda-feira, 30 de junho de 2008

ACONTECEU
no
MUNDO
Robert Mugabe promete diálogo com a oposição

Robert Mugabe toma posse no Zimbábue



HARARE – Com a vitória no segundo turno das eleições no Zimbábue, o presidente Robert Mugabe prometeu um “sério diálogo” com a oposição. O pleito “democrático” de apenas um candidato e que duramente criticado pela comunidade internacional, rendeu a Mugabe o sexto mandato. Morgan Tsvangirai, líder do opositor Movimento Democrático para Mudança (MDC) boicotou a eleição devido à violência sofrida por seus partidários.


Logo após o anúncio de Mugabe, a oposição zimbabuana disse que é muito difícil acreditar nas intenções do presidente. De acordo com os resultados oficiais, Mugabe obteve 2.150.269 votos, contra 233.000 de Tsvangirai e 131.481 inválidos.


O presidente zimbabuano desafiou um coro de pedidos para que cancelasse a eleição e negociasse com Tsvangirai, que derrotou Mugabe e seu partido Zanu-PF no primeiro turno de 29 de março porém sem vantagem suficiente, o que exigiu a realização do segundo turno na sexta-feira passada.


Observadores independentes disseram que muitos dos que votaram foram às urnas por medo e que milhares de pessoas invalidaram seus votos ao danificar as cédulas eleitorais ou marcá-las de forma errada.

Nenhum comentário: