quinta-feira, 19 de junho de 2008

ACONTECEU
no
BRASIL
TSE não divulgará lista de candidatos
com ficha suja












Ministro Carlos Ayres Britto
não irá divulgar “lista”
Foto - Gervásio Batista








BRASÍLIA – “Ser ou não ser, eis a questão”. Agora é um pouco diferente, mas também uma grande dúvida: “Divulgo ou não divulgo, que indecisão”. É exatamente assim que está o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, que disse ontem, que a Corte não divulgará uma “lista suja” dos candidatos que respondem a processos na Justiça. Segundo o ministro, a idéia é facilitar o acesso a essas informações para quem tiver interesse. Na segunda-feira, Britto havia falado que pretendia divulgar nomes de políticos com a “ficha suja” para que os eleitores tivessem informações sobre os candidatos que disputam as eleições.

“O objetivo do TSE não é divulgar o nome de pessoas que tenham um passivo processual muito grande, avultado, escandaloso”, disse. E completou: “O objetivo da Justiça Eleitoral é franquear aos interessados, que são os eleitores, partidos, candidatos, coligações, o acesso a tais dados. Não é a Justiça Eleitoral que fará essa divulgação, vamos desembaraçar o acesso dos interessados a dados que estão nos registros da Justiça Eleitoral”.

Também sou de opinião que a Corte não deve divulgar uma lista suja e sim uma lista de “gente suja”, de “gente bandida”, de gente que deveria já estar “fora da sociedade” a muito tempo. Esta indecisão dos membros do TSE, poderá levar a Corte, ao descrédito.

Nenhum comentário: