quarta-feira, 18 de junho de 2008

ACONTECEU
no
MUNDO
Berlusconi anuncia lei que impedirá seu
próprio julgamento







Silvio Berlusconi quer imunidade
para seus parceiros de governo





ROMA – Lá como cá, “eles” só pensam em salvar a própria pele. O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou hoje sua intenção de voltar a apresentar, como fez em 2004, um projeto de lei para dar imunidade aos altos funcionários do Estado, que impediria que fosse julgado nos dois processos a que ainda responde.
Escreveu Berlusconi: “Pedirei ao Conselho de Ministros que apresente um projeto de lei para evitar que se possa utilizar a Justiça contra quem se encontra nos mais altos níveis institucionais do Estado”. Este anúncio foi feito por Berlusconi, em uma nota dirigida ao presidente do Senado, Renato Schifani.
Em 2004, o governo de Berlusconi conseguiu a aprovação de uma lei para garantir a completa imunidade dos cinco altos funcionários do Estado: os presidentes da República e do Governo; os da Câmara dos Deputados e do Senado, e o do Tribunal Constitucional. Mas o Tribunal Constitucional anulou a lei, por considerá-la contrária aos princípios da Carta Magna do país.
Mas agora, na carta a Schifani, Berlusconi também defende as duas novas medidas apresentadas pelo governo por uma razão maior. Estas duas medidas permitirão suspender momentaneamente um dos julgamentos em que é acusado.

Não sei, mas acho que tem coisa muito parecida, acontecendo aqui pelo sul-maravilha.

Nenhum comentário: