sexta-feira, 12 de julho de 2013

Eles não vão deixar acontecer

Voto secreto? Mas é nunca!!


  Gerson Tavares
 



É hora de enrolar e é assim que todos estão agindo para diminuir a pressão do povo. E neste caso está o “voto secreto”, servindo como escudo para a Dilma continuar de “boazinha” e tentar melhorar a sua reputação.  
Depois de ser aprovado por votação simbólica na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aquele projeto que determina o fim do voto secreto no Legislativo para todas as modalidades em que é previsto na Constituição, começou a sofrer “desaperto” do nó ao ser apreciado no plenário da Casa.
O texto aprovado na CCJ, que é de autoria do senador Paulo Paim, do PT/RS, é um perigo para quem quer permanecer no anonimato perante seus eleitores, pois ele permite que todos saibam como os parlamentares votaram nas seguintes hipóteses: impeachment de presidentes da República, indicações de autoridades e de chefes de missões diplomáticas; exoneração do procurador-geral da República antes do fim do mandato; apreciação de vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso.
A proposta, sendo aprovada, ainda tem de seguir para a Câmara dos Deputados. Por lá os deputados já aprovaram um projeto mais enxuto, que prevê abertura do voto apenas em casos de cassação de mandato.
Então o “maquiavélico” Renan Calheiros, já admite que haja dificuldades para um acordo, mas garantiu que a proposta será mantida e votada. Então explica: "Essa matéria tem alguma dificuldade, porque a oposição entende, por exemplo, que não deve abrir o voto que aprecia veto. É preciso tirar algumas modalidades de voto secreto, sobretudo essa que aprecia o veto, que é um voto secreto e usado para proteger a oposição".
A oposição fala que o que Renan não quer falar é que a preocupação da oposição está nos vetos presidenciais. Esses sim são arriscados, e então esses deveriam continuar sendo apreciados em votação secreta como forma de preservar a vontade parlamentar.

Preservar o voto secreto na derrubada de veto presidencial é preservar o Parlamento das pressões do poder Executivo, porque, com o voto aberto, com a grande maioria que o governo tem, serão muito difíceis de serem derrubados os vetos. Mas nos outros casos, a oposição quer os votos abertos.


Só que para a Dilma,  essa confusão já é um ponto a seu favor, porque assim ela pode dizer que é a oposição que está criando problemas e quem sabe, possa levantar sua aceitação que está abaixo de qualquer possibilidade de eleição.

4 comentários:

Carlos Lima Jr disse...

Claro que Dilma sabe o que está fazendo. Quanto mais confusão melhor para ela e toda a quadrilha que está no comando deste Brasil sem destino. A confusão será sempre um caso a mais que ela irá culpar a oposição. Ontem mesmo, tudo o quebra-quebra que aconteceu nas cidades do Brasil, foi feita pelo pessoal do próprio PT ou 'clubinhos agregados' que já organizaram a parada do país para culpar os adversários.
São lobos com pele de cordeiros, mas precisam ser assim para se garantirem no governo.
Acorda Brasileiro! Vamos meu povo, o Brasil merece gente de bem. Vamos colocar na cadeia essa quadrilha que aí está enriquecendo às custas de nós.
Rio de Janeiro

Luciiano Bernardes disse...

Enquanto não houver uma limpa na política, vamos continuar com voto secreto, com emendas para faturar, com verbas esdruxulas para que esses políticos possam votar em favor da presidente e assim por diante.
Só temos um jeito para resolver o problema. Tirar todos que aí estão e colocar gente honesta nas casas de governo, desde a Presidência até a última Câmara de vereadores nos confins deste belo Brasil.
Goiânia - Goiás

Gustavo Lins Santos disse...

Sabe quando o voto secreto vai acabar? NUNCA!
Os políticos, embora sejam representantes do povo, se acham donos dos cargos que ocupam e então se acham no direito de não dizer o que votou e como votou.
São todos safados.
Belo Horizonte - MG

Heraldo Luiz Bastos disse...

Mas é tudo que a Dilma quer é bastante confusão. Tirta o corpo da bagunça, acusa a oposição e assim tenta voltar a ter o seu nome cotado.
E o pior é que esse leitor bolsista acaba achando que ela é a boazinha e para manter a esmola acaba votando no PT.
Mas é esperar que a população não se renda e continue na luta. Agora mesmo, um grupo está protestando aqui no Rio pedindo a renúncia do Sérgio Cabral. Só que só a renúncia não resolve, pois ele tem que devolver tudo que roubou, tanto no tempo do dono da Delta como agora com o Eike Batista. Isso para falar só dos famosos, mas muitos foram os 'laranjas' que já dividiram verbas com ele e o Eduardo Paes
Mas sabemos que não é só aqui, porque até em Brasilia há sociedade 'anonima'.
Laranjeiras - Rio de Janeiro