quinta-feira, 1 de março de 2012


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 3207-1021/1064/1580

Esses brasileiros são tão engraçados



Gerson Tavares



A Rádio Tupi do Rio de Janeiro apresenta todos os sábados, às 22 horas, um programa humorístico que vem fazendo sátira a um fato que agora aconteceu no Detran do Rio de Janeiro.

O nome do programa é “Companhia do Riso” e tem um quadro que o apresentador do programa telefona para um amigo português, o “seu Manoel Tamancas” e conta detalhes dos fatos que aconteceram durante a semana aqui pela terra de Cabral, mas que no caso é o Pedro Álvares Cabral.

E assim como tudo que acontece nesse Brasil e que vira notícia é sempre um absurdo, o Manoel Tamancas dá grandes gargalhadas e sempre acaba dizendo: “mas esse povo daí do Brasil é tão engraçado”.

Mas como nem só de programa de rádio e televisão vivem os humoristas, o Detran do Rio de Janeiro resolveu concorrer pesado em matéria de piada e para dar início ao seu repertório começou exatamente com “piada com português”.

Vira e mexe e a burocracia brasileira encontra funcionários públicos que querem se superar em besteiras, que em sua maioria são burrices mesmo, mas eu aqui peço desculpas ao pobre muar que não tem culpa dessa comparação.

Foi então que um jornalista português que está fazendo pós-graduação no Rio de Janeiro pensando nas facilidades para sua locomoção, resolveu comprar um carro. Carro comprado ele tratou de providenciar o emplacamento e então se dirigiu ao Detran. E aí começa a piada, quando ao chegar ao órgão, foi informado que precisaria apresentar a tradução do seu passaporte.

E é exatamente isso que vocês leram: pediram a tradução de um passaporte português para a língua portuguesa. O pobre lusitano ficou sem entender, afinal, nem mesmo aqueles problemas de antigamente existem mais e até o nosso “trema” dançou do nosso português caseiro.

E como o funcionário do Detran já dava mostra de quem realmente era o “asno”, o jornalista português então teve a brilhante ideia e já que a exigência era impossível de ser cumprida, o jornalista arriscou e completou aquela piada para dizer que “o brasileiro é muito burro”.

Fez uma cópia autenticada do passaporte e a entregou ao funcionário do Detran. Dizem que o funcionário está sendo tratado como “gênio” pelos seus superiores, porque só assim, já não terão que ter um tradutor da língua portuguesa para atender os irmãos de além-mar.

Pobre ignorância brasileira e o “seu Manoel Tamancas” tem toda a razão quando diz que “o brasileiro é muito engraçado”.     

3 comentários:

Honório Pimenta Netto disse...

Isso só pode ser piada. Não posso acreditar que seja verdade, mesmo sabendo que o carioca tem suas manias.
É piada e da boa.
Belo Horizonte

João Ribeiro disse...

Mas os portugueses é que wempre fazem piada com os brasileiros. Desde 1550 que os portugueses estão gozando com a cara da gente.
E ainda mais com um funcionário o Detran dando essa bandeira.
Nós merecemos ser gozados, pois sempre estamos deixando uma ponte de nossa ignorância.
Cuiabá

Edson Nascimento disse...

E depois os portufgueses é que são burros.
Essa é uma estória para ser divulgada para mostrar que "burrice é coisa nossa".
Vila Velha - ES