terça-feira, 27 de março de 2012


“Copa 2014 será uma merda”

Gerson Tavares



Esta frase não é minha e sim do deputado federal Romário de Souza Farias (PSB-RJ), que utilizou a sua conta pessoal no Facebook para protestar contra a ausência de representantes do Congresso na audiência entre a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, na sexta-feira da semana retrasada.

E ele com seu tom irônico, mas desta vez muito verdadeiro em sua posição colocou os pingos nos is: “Nesse encontro estão presentes Aldo Rebello, ministro dos Esportes, ok; Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, ok; Ronaldo, conselheiro do Comitê Organizador Local (COL), ok. Só uma pergunta: quais dessas pessoas têm a ver com a Lei Geral da Copa? Nenhuma”. Com a razão o Romário, que protestou como um dos representantes de um Congresso que tem a responsabilidade de votar a lei.

Para o deputado Romário, no mínimo, os presidentes da comissão da Lei Geral da Copa, Renan Filho (PMDB-AL), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e o relator do projeto, Vicente Cândido (PT-SP), deveriam ter sido convidados.

E ele voltou a atacar com uma arma que é sua, o conhecimento do assunto que ele viveu tão bem como profissão. E disse Romário: “É uma pena ouvir nas rádios, ver na TV, abrir os jornais e ler que o governo federal se uniu à FIFA para que a Copa do Mundo seja a maior de todos os tempos. Uma mentira descabida! Não será a melhor e nós vamos passar vergonha. [...] Se continuar acontecendo coisas erradas e estranhas como esse encontro do Blatter com pessoas que não são ligadas a Lei Geral da Copa, ela será uma merda”.

Depois dessa, mesmo governista, Romário ainda resolveu bater um pouco na presidente: “O governo federal está enganando o povo. E a presidente Dilma está sendo enganada ou se deixando enganar. Brasileiros, continuem cobrando e se manifestando, porque essa palhaçada vai piorar quando tiver faltando um ano e meio da Copa. O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Aí vai acontecer o maior roubo da história do Brasil”.

Só num ponto eu eu discordo de Romário, quando ele diz que Dilma está sendo enganada. Não, ela não está sendo enganada e até muito pelo contrario, Dilma sabe de tudo e tem consciência que é com o atraso que eles vão se locupletar. Se bem que mesmo hoje o desvio de grana já é imenso, basta ver o que já foi consumido com a obra do Maracanã e o que ainda falta para ser feito.

Logo o Maracanã, aquele estádio que foi o berço da Copa de 50, e que hoje já não existe mais, mesmo sendo tombado pelo Patrimônio Histórico, agora foi “tombado” pela ganância dos administradores desse Brasil sem dono.

E como isso tudo me causa uma imensa revolta, não só o desrespeito pelo bem público, mas também pelo dinheiro publico, até não irei me importar com o fato de a Copa, como diz Romário, “SER UMA MERDA!”

“Parem o mundo que eu quero descer!”    

2 comentários:

Norberto Silva disse...

Quando Romário fala que a Copa vai ser uma 'merda', ele deve estar falando da seleção, com um técnico que não fede nem cheira e um time de aprendizes.
Mas também fala que vamos passar vergonha porque estádios, aeroportos e hoteis estão deixando a desejar.
Vai ser uma 'merda' total
São Paulo

Sonia Alves Britto disse...

Gostaria muito de ver essa tut=rma do governo, Dilma, Rebelo e outros, discutindo sobre a Copa.
Deve sair asneira de dar inveja a qualquer asno.
Belo Horizonte