quarta-feira, 14 de março de 2012


Curiosidade

Estilingue é arma de policial no nordeste, 
mas tem muita criança com esta arma nas mãos



Pode até parecer piada e se esta noticia “vazar” em Portugal, os patrícios vão gozar com a nossa cara. Afinal, estamos em época de modernidade e no entanto, aqui no Brasil ainda se vive na idade da pedra.

E pedra literalmente, porque a polícia em São Paulo de Potengi, no Rio Grande do Norte, está mais atrasada que “ladrão de galinha”. Este fato foi divulgado por um juiz do Estado, o Peterson Braga, lá da comarca de São Paulo de Potengi, que realiza todo mês uma vistoria no Centro de Detenção Provisória da cidade. 

A precariedade das instalações e da segurança já era de conhecimento do magistrado, mas, no último dia 5, ele percebeu uma "particularidade" na segurança e ele narra o fato assim: "Foi durante uma inspeção mensal que temos que fazer obrigatoriamente por orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas outras inspeções que fiz, sempre tinha um agente armado. Dessa vez, percebi essa particularidade. Ele me falou que não tinha armamento, que a única coisa que ele tinha era aquilo, um estilingue e algumas pedrinhas".

O magistrado, talvez por vergonha, afirmou que não chegou a incluir o estilingue no relatório.  Disse ele: "Relatei apenas o fato que havia um segurança desarmado para 33 presos. Como o relatório é um ofício formal, achei melhor não informar a particularidade, que é uma coisa até meio cômica".

Por isso Peterson Braga pediu providencias urgentes para esta situação, que como ele colocou, é “inadmissível”.

Que lá só existe um agente policial, até é aceitável, mesmo que inacreditável, mas este pobre abandonado, vigiar 33 presos de um centro de detenção, tendo nas mãos um estilingue e algumas pedrinhas, aí já ultrapassa todos os limites imagináveis.


Depois, o brasileiro ainda faz piadas de português. 

Nenhum comentário: