sexta-feira, 30 de março de 2012


E continua a Verdade como
assunto do dia

Gerson Tavares




E mais uma vez foi adiada pelo Supremo Tribunal Federal  o pedido de revisão da Lei da Anistia, que desde 2010 tem a Ordem dos Advogados do Brasil pedindo sua revisão.

Os ministros não querem dizer não a ninguem e então se reunem em plenário e fingem que vão decidir, mas aí entraram no consenso de que será necessário uma sessão ordinária para o julgamento do pedido da OAB. Como eles passaram para esta semana, vamos ver agora o que irá acontecer para empurraem com a barriga.

A OAB pediu revisão da lei porque acha que existe uma desigualdade de comportamento entre aqueles que faziam baderna e aqueles que lutavam pela moralização politica do País. Então a OAB vê como criminosos aqueles que sequestravam, torturavam e matavam porque estavam com o governo militar, mas não vê com os mesmos olhos, aqueles que se diziam guerrilheiros e também praticavam sequestro e torturavam de alguma maneira pessoas que nada tinha com a luta deles. Nãio esquecendo que também mataram.

Quanto aos desapercidos durante a ditadura militar, tivemos dos dois lados e olha que eu estava contra o governo militar. Mas a entidade dos advogados questiona o Supremo sobre se os crimes de tortura se enquadrariam ou não entre os crimes políticos e conexos, contemplados pela lei. Se não se enquadram, a Dilma vai acabar presa, porque ela, além de outros crimes, participou do sequestro de um consul e se não me engano, isso é tortura, é crime hediondo.

E a entidade argumenta que o STF foi omisso ao não se pronunciar sobre os crimes de desaparecimento forçado. Luiz Fux será relator do recurso da OAB, depois que a polêmica em torno da Lei da Anistia foi reacesa dias atrás com a denúncia do Ministério Público feita ao major da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, acusado pelo desaparecimento de cinco guerrilheiros do Araguaia, em 1974.

Tudo faz crer que o STF vai rejeitar o recurso da OAB e reafirme que a Lei de Anistia, de 1979, beneficiou militantes de esquerda e agentes do Estado que cometeram crimes cometidos durante a ditadura militar.

A lei é de “anistia total e irrestrita”. Mas o difícil é colocar na cabeça dos advogados que eles não vão ter tantas causas para ganhar um bom “cascalho”.

Eles já contavam com o dinheiro para sair em viagem de férias, mas pelo visto, “sifu”.

4 comentários:

Hugo Nunes disse...

Esta é a grande razão para a turma da OAB fazer pressão para que e Comissão Verdade comece a trabalhar.
Já pendsou quantos advogados vão ter causas para defender? Sim, porque vamos ter mito advogado defendendo os militares a troco de bom dinheiro.
É uma grande jogada.
São Paulo

Fernando Pinto disse...

A lei da anistia foi muito boa enquanto era para trazer de volta os direitos daqueles cassados, mas agora ela é a pedra no sapato dos safados.
Anistia só para bandidos é bem a tônica deste pobre Brasil.
Brasília

Rivaldo Telles disse...

Para essa turma da OAB, quanto mais processos melhor. Eles estão sempre de olho para ver omde podem ganhar seus 20%.
Fortaleza

Gustavo Dantas disse...

Se reabrir processos contra os militares vai render para os advogados, a OAB está dentro.
Não tem como não estar.
São Paulo