quinta-feira, 26 de maio de 2011

A verdade é uma só




Gerson Tavares



Quando eu falo que a verdade é uma só, estou falando do mais recente escândalo do Antonio Palocci. Claro que ele não meteu a mão, sozinho, quer dizer, meter a mão até pode ter metido sozinho, mas não levou a grana toda, sozinho. Se ele comprou apartamento no valor de seis, sete milhões de reais, alguém mais pode até não ter comprado nada, mas espertos como eles são, em algum lugar esse dinheiro deve estar rendendo bons juros.

E assim fica bem claro, que a verdade é que quando o governo está revirando tudo pelo avesso para que o Palocci não tenha que dar explicações, tanto na Câmara como agora também no Senado, tem muita gente nessa “boca rica” que está torcendo para que tudo dê certo e ele não precise sentar no "bando dos réus". Tudo isso é prova que o governo Dilma Rousseff, com seus componentes sempre implicados em “casos”, deve estar com um tremendo medo que Palocci, desta vez, abra o bico e que todos entrem no mesmo “balaio de gatos”.

Mas como a Dilma está meio perdida e não tem pulso para dizer o que deve ou não ser feito para garantir o “segredo” das negociatas, um outro que também tem o rabo preso e não quer deixar que o queime, o Luiz Inácio, saiu de seu “isolamento” e partiu para Brasília com a certeza que só ele tem cacife para bancar esse jogo. Na certeza que ele consegue fazer com que Palocci se mantenha calado, ele está juntando sua “patota” para lutar pelo silêncio do “ministro trapalhão” e garantir seu “nome” de político ético.

Lula assumiu a coordenação política e já garante que qualquer convocação não terá resultado algum. O Planalto está se rendendo à sua vontade e para defender o governo e Palocci das “suspeitas” de aumento de patrimônio do chefe da Casa Civil, ele se reuniu com senadores do PT e orientou o contra-ataque. Cobrou uma “unidade sólida” para evitar toda e qualquer convocação para que Palocci compareça ao Congresso.

E Lula, como sempre, deu uma de falastrão para conseguir seu intento de colocar a opinião pública ao seu lado. Para dizer que Palocci é uma pessoa integra, Luiz Inácio teve a coragem de falar que o vazamento das informações partiu de José Serra. Enquanto isso, o ministro Gilberto Carvalho, para tumultuar ainda mais a cabeça deste “povo crédulo”, falou que tudo partiu da prefeitura de São Paulo. Quer dizer, tanto Lula quanto Gilberto, falam que houve vazamento, mas em momento algum eles ou outra qualquer pessoa falou que não ouve “tramóia”.

Depois dessas duas posições, como ninguém teve a coragem de dizer que Antonio Palocci é inocente, eu tenho a impressão que é hora de botar o “safardana” no “banco dos réus”.
E como já venho falando, ou a gente coloca Palocci no “banco dos réus” ou então fica declarada a falta de moral de todo o grupo que comanda este país há mais de oito anos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só que o Lula não foi à Brasília de graça. Ele sabe que precisa estancar essa sangria por que senão ele também estará enrolado.

Palocci tudo que faz é pela "comunidade" petista. Lula, Dilma, Dirceu, Genoino e tantos outros estão tão enrolados quanto o Antonio Palo9cci.

Fotunato Guedes
São Bernardo

Anônimo disse...

Lula só está assumindo o seu terceiro mandato, nada mais.

Será que o TSE vai deixar?

Vanda Lícia de Araujo
Belo Horizonte

Anônimo disse...

O Lula é muito esperto. Ele quer tirar o peso de cima do Antonio Palocci, mas não quer transferir a carga para o próprio lombo.
Falar que PSDB é culpado de espalhar a merda, tudo bem, mas ele nunca vai falar que o Palocci não fez a merda.
Ele conhece o seu gado e sabe que ele é perigoso.

Dante Duarte
Ribeirão Preto