sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inauguradas por Lula durante a campanha, obras não foram concluídas





Gerson Tavares



Quando ainda em seu governo, que eu sempre considerei desastrado, Lula inventou uma maquina de fazer dinheiro que ele disse ser “filho” de Dilma e apelidou de PAC. Dinheiro não faltava para que os canteiros de obras fossem montados e que as empreiteiras “companheiras” dessem início às obras, com muita propagando que serviam para plataforma de campanha da candidata do Lula á Presidência da República.

Era sempre em ritmo de comício que o Lula chegava aos locais das obras, com uma platéia de “eleitores” que não sabiam nem porque estavam ali, mas como gado para o abatedouro, ali chegavam em ônibus fretados, caminhões de fazendas e até de carroça de boi. Era uma festa a cada inauguração de uma simples pedra fundamental de cada obra.

E assim foi lá em Goiás, quando Lula esteve ao lado do então governador do Estado, fixando sobre o solo um lance de trilhos de aço na divisa de Goiás e Tocantins. Isto aconteceu em 21 de setembro de 2010, há apenas 12 dias para a disputa do primeiro turno das eleições presidenciais e Lula foi o grande portador da notícia que foi divulgada pela mídia de todo o país: aquele trecho da Ferrovia Norte-Sul, ligando o Maranhão a Goiás, estaria pronto para ser entregue em dezembro. E foi enfático: "No dia 20 de dezembro preparem uma grande festa". Isso ele falou na cidade de Porangatu, interior de Goiás.

Depois disso, acenando ao povo e com aquele sorriso irônico, lá se foi o Lula. Mas a realidade só apareceu depois das eleições, depois que os “eleitores” compareceram às urnas e cravaram no nome da Dilma. E a obra não foi inaugurada em dezembro. Muito menos em 30 de abril, como depois foi estabelecido no balanço de quatro anos do Programa de Aceleração do Crescimento, aquele famigerado PAC. Mas agora eu posso dizer que nem mesmo em julho como depois falaram.

A Valec, a empresa estatal ligada ao Ministério dos Transportes e responsável pelo empreendimento, hoje, limita-se a informar que os trens finalmente correrão sobre os trilhos em algum momento no "segundo semestre" deste ano, mas sem dar garantia da informação e como eleição para presidente só em 2014, os camponeses já sabem que por lá só irão falar da ferrovia em final de 2013.

É bom lembrar que esta é só uma promessa não cumprida, mas milhares estão por esse imenso país na mesma condição.

Por isso eu digo: “Este é o Brasil que eu não gostaria de viver”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mas essas obras do PAC foram e serão sempre eleitoreiras. É só para inglês ver.
Depois das eleições todas, todas mesmo, serão sempre esquecidas, mas em compensação, muita gente votou no candidato do governo e a turma do governo sempre ganha do dinheiro que é desviado das obras.

Orestes Venâncio Pereira
Paracatú

Anônimo disse...

Mas será que alguém ainda acreditava que essas obras eram de verdade? Tudo para campanha e nada mais.

Se bem que além de servir como plataforma para Dilma, ainda serviu para encher os bolsos de muita gente.

João Valadares Lins
Muriaé

Anônimo disse...

Este é o governo sério do PT. De Lula e Dilma o que poderiamos esperar? O primeiro um operário relapso que perde o dedo mindinho, aquele que não faz falta para nada, e se aposenta. Enquanto isso, Dilma, uma assaltante qualquer, pensa que é guerrilheira. Não poderiam nunca dar certo na presidência.

Mas como quem elege é uma maioria de vendedores de votos, o que fazer?

Mas eu não votei.

Carmen Victoria Velasquez
Cáceres - Mato Grosso

Anônimo disse...

Quando Lula criou o 'filho da Dilma' já tinha em mente a campanha política. Mas como um lucro não faz mal a nimguém, eles resolveram ganhar votos e dinheiro, mas obras que é bom, nem pensar.

E assim mais obras ficam incompletas e o dinheiro some do cofre.

Luiz Carlos Alves
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

O Lula inaugurou e depois das eleições as obras pararam, mas pode deixar que na hora que tivermos campanha para as eleições de 2014 a Dilma vai inaugurar novamente e as obras estarão lá paradas, também depois das eleições.

São Todos iguais.

Amanda Louvares
Diamantina

Anônimo disse...

Esses falastrões do PT estão enganando o povo e ainda fazem do eleitor um criminoso.

Sim, porque quem vota a troco de alguma coisa é vendedor de voto e assim sendo, o eleitor vai contra a lei e vira um criminoso sem vergonha.

Mas as obras que serviram para pagamento do voto, nunca terminam.


João Carlos Nunes
Niterói

Anônimo disse...

Esta é só a parte que ficou mais exposta à mídia e aquelas inaugurações de "pedras fundamentais de obras" e que deram votos e votos para Dilma e que a imprensa nem divulgou?

Mas se teve a "pedra fundamental para a obra", naturalmente teve verba e esse dinheiro foi parar exatamente na campanha da Dilma e nos bolsos dos petistas e aliados.

São todos uns ladrões e o povo não vê.


Marcos de Almeida Campos
São Paulo