terça-feira, 17 de maio de 2011




Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 215066021 / 25066064








O lábaro que ostentas estrelado



Eu sou do tempo em que o Hino Nacional Brasileiro era escrito com letra maiúscula e cantado com respeito. Um dia, morreu o primeiro presidente civil, eleito após o governo militar que por muito tempo tomou conta do país. Tancredo Neves foi eleito, mas não tomou posse, porque um grande mal tomou conta do seu organismo e veio a falecer antes da posse.

O Brasil parou e foi uma consternação enorme. Na hora do seu sepultamento, em São João Del Rei no dia 24 de abril de 1985, ao ser entoado o Hino Nacional, a cantora Fafá de Belém, inovando, fez de nosso hino um lamento, lamento este que todo o brasileiro entendeu e chorou.

Só que as pessoas não entenderam que aquele lamento tinha uma razão especial naquele momento. Poucos entendiam a importância daquele pequeno grande homem que o Brasil estava perdendo, um grande político e acima de tudo, aquele que representava para todos os brasileiros a volta de uma democracia plena.

E hoje, em qualquer momento aparece qualquer um que também, que quer “inventar” e aí, tentando imitar a cantora Fafá de Belém, canta o hino em andamento de “lamento”. E isso acontece em momentos de alegria, momentos esses como antes dos jogos de futebol ou de outra competição esportiva, onde tudo é animação e lá vem um Luan Santana, parecendo sofrer de algum mal, talvez Mal de Parkinson ou ainda Alzheimer e, que mesmo fazendo uma força enorme para alcançar as notas, consegue desafinar.

Agora domingo, mais uma vez aconteceu lá em Santos no estádio da Vila Belmiro, antes do jogo entre os times do Santos e do Corinthians e pelo que leio agora, foi a vez de dupla Hugo e Tiago, mas que eu tenho certeza de só ter visto um deles e garanto que não sei qual, que como o Luan Santana fez, também tentava imitar a Fafá de Belém. Mas o “carinha” também não foi feliz e fez milhares de brasileiros, pessoas muito infelizes. Será que ninguém avisa a esses tresloucados “cantores” que aquele momento não é para se lamentar e sim para festejar?

Gente, as pessoas não têm noção da importância de um Hino Nacional. Ninguém tem o direito de fazer com o nosso Hino o que esses débeis fizeram.

Isso é caso de cadeia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade que é caso de cadeia. Essa turma de sertanejo que assola o país já abusa cantando suas modas de viola, mas cantando o Hino Nacional è alguma coisa que só preso e sem direito a habeas-corpus.

Desrespeito tem limite.

Maria Helena Bouças
Rio de Janeiro