terça-feira, 17 de maio de 2011

Onde está a democracia?



Gerson Tavares



Vendo tantas decisões tomadas através de Medidas Provisórias, vendo o Supremo decidir no lugar das Casas Legislativas, todo dia eu me pergunto pela manhã: “Será que ainda estamos na democracia?”. Sim porque todo dia nos jornais da noite eu vejo que coisas andam acontecendo que dão o sinal da chegada de uma ditadura. E o pior é que isso vem acontecendo e o povo nem aí. Mas também, em sua maioria, a população brasileira não sabe nem o que vem a ser democracia. Os regimes passam, as coisas se modificam e o povão nem nota o que mudou.

E vendo neste domingo passado uma reportagem do jornal “O Globo”, eu separei três pareceres de políticos que podem nos levar à luz. Um deputado federal e dois senadores mostram em poucas palavras que tudo que acontece nesses governos que por aí passam, nunca os beneficiados são o país ou seu povo.

E vamos começar analisando o que diz o deputado Miro Teixeira, de quem fui colega na TV Bandeirantes do Rio de Janeiro. Bom jornalista, boa gente e bom político, eu não poderia esperar outra coisa dele. Mas vamos ao que ele diz: “Todo mundo tem na sua vida um exemplo de perda por causa dessa decisão de não decidir no Legislativo. O Executivo agora é quase o único poder e, a República virou ficção. Precisamos de uma revolução pela lei”.

Miro mostra em poucas palavras aquilo que vem acontecendo há muito tempo e que irá continuar se não houver uma “revolta legal” nesse país. O Brasil hoje vive com uma pendência de mais de trinta mil projetos que estão em tramitação no Congresso a mais de vinte e um anos. Mas as medidas provisórias vão passando à frente porque é uma “ordem”. E assim o Executivo vai governando sem interferência das Casas Legislativas. Pode até não ser declarada, mas que tem a cara de ditadura, lá isso tem.

Depois lá está o senador Pedro Taques, que com o Miro Teixeira é do PDT, só que do Mato Grosso, e que explana seu pensamento assim: “O Legislativo está enfraquecido e não legisla nem fiscaliza. Temos um presidencialismo imperial. Estou no Senado há cem dias e já votei três medidas provisórias! Isso que está aí é um jogo de interesses”.

Com razão o Pedro, só que eu não chamo de presidencialismo imperial, porque não vejo realeza nenhuma nessa turma que está aí, nesse governo de oportunistas.

E logo a seguir vejo a explanação do ex-presidente e hoje senador do PSDB pelo estado de Minas Gerais, Itamar Franco: “Se continuarmos com esse processo de aviltamento do legislativo... todos sabem o que acontece. Nós estamos nos desmoralizando. Estamos sendo legisladores de brincadeira... de brincadeira!”

Estou plenamente de acordo com os três, e sinto que o Itamar chegou aonde eu sempre vou. A ditadura está aí, só ainda não foi implantada porque Lula não teve “aquilo roxo” e a Dilma “não tem aquilo”.

Mas o perigo é constante e nos ronda a cada minuto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando os militares deram o golpe nos comunas de 64, não levaram a sério uma ditadura que poderiam implantar e fizeram um governo militar até que chegasse a hora de voltar o direito do povo ao voto.

Muitos daqueles que estiveram naquela época do outro lado e diziam lutar pela democracia, hoje estão aí tentando transformar o país em um país com governo ditatorial.

Se ninguém levar a sério essa covardia que os petistas estão montando com o isolamento do Congresso, muito breve uma ditadura será implantada e aí, quero ver esses eleitores chorarem.

Salvador Dantas
Santo André

Anônimo disse...

E como agora as Forças Armadas são comandadas por um civil, nem militares a gente tem mais para devolver no futuro um governo democratico para o Brasil.

Depois que eles assumirem que são ditadores, aí nunca mais vamos saber o que foi a democracia.

Iolanda Vilares Santos
Cuiaba MT

Anônimo disse...

Com esses políticos que estão comandando o Brasil, democracia não passa de uma miragem

Homéro Dantas
São Paulo

Anônimo disse...

Tenho 46 anos e até hoje ainda não ví um presidente que eu pudesse dizer: este é democrático.

Todos até hoje foram mais ditadores e tiranos que muitos que eu já li ou ouvi falar.

E o pior é que meus filhos estão indo pelo mesmo caminho que eu, sem uma verdadeira democracia.


Manoel carlos Nunes
Niterói