quarta-feira, 11 de maio de 2011

A irmã de Chico


Gerson Tavares



Quando Chico Buarque entrou de cabeça na campanha eleitoral para eleger Dilma Rousseff para a Presidência da República, cheguei até a pensar que fosse ideologia. Afinal, se um pensava ser, o outro também pensava que era comunista, mas é lógico que isso já vai longe, num passado que eles não querem nem lembrar.


Então por que será que o Chico estava tão envolvido na campanha da Dilma? E por algum tempo matutei essa ideia. As eleições passaram e Chico ficou na dele até que a imprensa ficou sabendo que a Ana de Hollanda, irmão de Chico, estava cotada para ser a ministra da Cultura.


Houve uma grita na época, mas como tudo que acontece nessa política agitada, logo outra novidade pintou e todos se esqueceram da Ana. Ela ficou lá no canto dela, encontrou algumas pedras no caminho, mas como estava bem calçada, passou por cima das pedras como um trator.


Esperta, Ana de Hollanda ficou na dela e foi levando na flauta todos os artistas que falavam em ECAD e assim ela já está entrando no seu quinto mês de Pasta. Mas o que eu quero mesmo falar hoje sobre a irmã de Chico e sobre os absurdos que acontecem em seu ministério e ela é a principal figura da aberração.


Ana de Hollanda está recebendo, desde quando assumiu o cargo, no mês de janeiro, diárias para passar os seus fins de semana sem compromissos oficiais, na cidade do Rio de Janeiro. Eu estou falando sobre isso, porque no sábado passado está foi uma informação publicada pelo site do jornal "O Estado de São Paulo".


Não podemos esquecer que a ministra da Cultura tem imóvel próprio na cidade, onde reside. E nesta “brincadeira”, Ana Hollanda, em quatro meses recebeu cerca de R$ 35 mil e 500 reais por 65 diárias.


Já existem informações que a ministra tem como hábito, marcar “compromissos oficiais” fora de Brasília e lógico, com preferência pela Cidade Maravilhosa. Inteligente, aliás, como toda a família Buarque de Hollanda, os dias escolhidos pela Ana, são sempre sextas e segundas-feiras. Assim sendo, como Ana não pode ficar no vai vem entre Brasília e Rio durante os finais de semanas, ela recebe ajuda financeira não só pelos dias de trabalho fora da capital federal como também pelos sábados e domingos, mesmo sem atividades oficiais.


E como já falei, Ana é muito esperta, e para justificar essa “sacanagem”, admitiu o recebimento das diárias, mas afirmando que o que ela faz sai mais barato aos cofres públicos do que fazer nova viagem de ida e volta para Brasília, aquele vai vem que falei lá em cima.


Mas agora a Ana de Hollanda já resolveu que vai devolver a grana na qual meteu a mão. Um pedido foi feito na segunda-feira pela Controladoria-Geral da União e, segundo a assessoria do Ministério da Cultura e que sem a menor discussão será acatado pela ministra, fato que serve como prova que ela sabia que estava fazendo uma irregularidade. Aliás, essa informação do MC foi feita como se fosse um grande favor devolver aquilo que a ministra roubou.


E assim eu vejo que a Ana de Hollanda, além de esperta, é muito cara-de-pau.


Alô Silvio Brito... “Pare o mundo que eu quero descer!”

6 comentários:

Anônimo disse...

As mulheres de Hollanda também gostam de dinheiro. Quer saber? Quando o Chico entrou na campanha da Dilma, já era visando sacanagem.

Eles não perdem a oportunidade de ganhar aquele por fora.


Gustavo Limeira Santos
São Paulo

Anônimo disse...

Este é o país dos espertos.

Hideldrando Martins
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Já não se faz Buarque de Hollanda como antigamente.

Essa Ana é do balacbaco.

Godofredo Sanches
Salvador - Bahia

Anônimo disse...

O Chico ficou mal na fita. Como ele coloca a trambiqueira da irmã para gastar o nosso dinheiro?

Aí não tem como eu gostar de ouvir as mulheres de chico.

Mas que decepção.

Vilma Farias
Petrópolis

Anônimo disse...

A Ana desmoralizou a família Buarque de Hollanda. E agora nem o Chico vai ser mais um cidadão de respeito.

Culpa da 'mardita grana'.

Luiz Carlos Alves
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

A Ana de Hollanda é um perigo. Por que o Chico não pediu o ministério para "A Rita"? Pelo menos a gente já conhecia a peça e quando ela levou tudo e nada deixou, deu até
música.

Mas a Ana só ódio!

Georgina Sampaio Lontra
São Paulo