quinta-feira, 12 de maio de 2011

“Semana Sarney” IV



Quando o presidente do Senado, José Sarney, fez o pronunciamento celebrando os 185 anos da Casa, afirmou que o Senado sofre uma “campanha” contrária e que o objetivo das críticas é “fragilizar as instituições”.

E como não poderia deixar de fazer, o presidente do Senado falando em fragilização do Senado, criticou a oposição devido à polêmica do reajuste do mínimo por decreto até 2015. Isso é uma coisa que realmente fragiliza. A oposição foi para o plenário da Câmara Maior e defendeu o povo. Uma afronta aos políticos brasileiros, que tudo tomam do povo para se locupletarem.

Para Sarney, o assunto não deveria ser levado para fora do Legislativo, já que a oposição achou por bem que o Supremo deveria dar sua opinião. “As questões políticas devem ser resolvidas aqui dentro da Casa. Nós chamarmos o Supremo como uma terceira via é uma coisa que deforma o regime democrático”. Até parece que o Sarney está falando de uma casa séria.

E para piorar, o senador Alvaro Dias, além de confirmar, na época, que a oposição não desistiria de levar o tema ao Judiciário, soltou como uma bomba a segunte máxima: “O Senado saiu de ontem, menor, se apequenou. Nós não podemos permitir que se achincalhe a instituição. Isso (falando do reajuste por decreto) é um golpe contra a instituição”.

Mas como o povo nunca tem vez neste país, até mesmo porque não cobra, Sarney saiu vencedor e marcou mais um ponto na tabelinha da Dilma.

Nenhum comentário: